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Rolls-Royce cria sistema híbrido de 1.560 cv

Conjunto que combina motores elétricos e a diesel tem como objetivo reduzir emissões em até 30%

por Guilherme Silva

Conhecida mundialmente por fabricar alguns dos carros mais luxuosos e exclusivos, a Rolls-Royce também atua em outros setores. A divisão Power Systems, por exemplo, desenvolve motores aeronáuticos, turbinas termelétricas e até caminhões de mineração.
A última novidade da empresa é um sistema híbrido desenvolvido para equipar enormes caminhões fora-de-estrada, utilizados em trabalhos de mineração. De acordo com a Rolls-Royce, o conjunto, que reúne motor a combustão e eletricidade, gera 1.560 cv de potência combinada.
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Além de produzir toda essa força para o trabalho pesado, o conjunto híbrido tem como objetivo reduzir o consumo de diesel e as emissões de dióxido de carbono, que podem ser até 30% inferiores que as de um caminhão convencional movido apenas a combustão.

O projeto utiliza o motor industrial V12 da MTU, que faz parte da divisão Rolls-Royce Solutions. O sistema híbrido utiliza baterias mais robustas para alimentar motores elétricos instalados nas rodas do veículo. Assim que passar a ser produzido em série, o conjunto substituirá o atual motor V16 de 2.500 cv movido somente a diesel.
Para abastecer as baterias, o sistema é capaz de recuperar parte da energia nas desacelerações e frenagens. Como os terrenos das mineradoras são formados por diversas rampas, a ideia é recarregar as baterias nas descidas em que o caminhão trafega vazio para chegar até o local onde será carregado com minério.
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Como a Rolls-Royce não fabrica veículos pesados, mas tem experiência no fornecimento de motores de grande porte, o seu sistema híbrido poderá ser aplicado em caminhões da alemã Liebherr, da japonesa Hitachi e da norte-americana Caterpillar, por exemplo.
A empresa britânica fez uma parceria com a norte-americana Flanders Electric para disponibilizar o sistema híbrido como um kit para ser instalado em veículos a combustão. A Rolls-Royce diz que o conjunto é modular, o que permitirá a conversão de caminhões movidos somente a diesel em híbridos.
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