Saiba qual é a verdadeira cor do General Lee

Origem do tom laranja do Dodge Charger de "Os Gatões" só foi desvendada agora, décadas após o seriado de TV

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Saiba qual é a verdadeira cor do General Lee
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O General Lee é um ícone que dispensa apresentações. Grande estrela da clássica série Os Gatões, o Dodge Charger 1969 customizado se tornou um verdadeiro ícone das telinhas e telonas. Só que, mesmo com toda a fama e reconhecimento, uma dúvida sempre pairou no ar: qual é a verdadeira cor do mítico muscle car?

Dodge Charger General Lee De Os Gatões (2)
General Lee de "Os Gatões" sempre suscitou dúvidas quanto à origem exata de sua cor laranja
Crédito: Mecum Auctions/ DIvulgação

O debate para descobrir a verdadeira tonalidade de laranja utilizada na carroceria do General Lee já dura anos. A princípio, muita gente foi pelo óbvio Hemi Orange, cor original da Dodge. Errado. Uma outra turma cravou que o Lee havia sido pintado com a Flame Red dos Corvette do início dos anos 1970. Mais um equívoco.

A verdadeira cor do General Lee é a TNT Orange (Laranja TNT). Pelo menos é o que garante Travis Bell, restaurador e fanático pelo muscle car de Os Gatões. A origem da pintura é muito curiosa: ela é uma criação da transportadora TNT, que usou a tinta em seus caminhões.

Dodge Charger General Lee De Os Gatões (3)
O famoso Dodge Charger do seriado de TV ganhou pintura de uma empresa transportadora
Crédito: Mecum Auctions/ DIvulgação

Segundo Bell, os produtores da série procuravam por uma cor que ficasse opaca na telinha. Ainda de acordo com o restaurador, a Hemi Orange não funcionou pelo fato de ter ficado “amarronzada demais” ao ser captada pelas lentes.

Laranja mecânica

Outra cor testada pela equipe foi a Chevrolet Hugger Orange, icônica pintura da primeira geração do Camaro. A Hugger, porém, “estourou” na frente das câmeras e foi descartada. A TNT Orange acabou como a escolhida justamente por atender aos anseios da produção do seriado.

Dodge Charger General Lee De Os Gatões (1)
O Charger General Lee fez sucesso na série de TV exibida entre 1979 e 1985
Crédito: Mecum Auctions/ DIvulgação

E como Travis Bell descobriu a verdadeira cor do General Lee? O restaurador teve acesso à tampa do porta-malas de um dos modelos originais usados nas gravações de Os Gatões. Ele e sua equipe escanearam a peça a fim de descolar a resposta e, dessa forma, chegaram à TNT Orange. Bell conta um pouquinho sobre o processo em vídeo publicado pelo canal do YouTube VINwiki (veja abaixo).

Reza a lenda que foram usados entre 200 e 300 General Lee durante as sete temporadas da série televisiva. Poucos sobreviveram às peripécias dos primos Luke e Bo Duke. No total, 147 episódios do show foram ao ar, originalmente entre 1979 e 1985. A série também rendeu spin-offs, filmes e jogos de videogame.

Comentários