O canal de notícias da Webmotors

Salão do Automóvel reformulou estandes e deu certo

Evento teve ausências sentidas e foi dominado por marcas chinesas, mas teve muitas novidades e atraiu bom público

por Fernando Calmon

Após um hiato de sete anos e retorno ao Anhembi, na capital paulista, o Salão do Automóvel ressurgiu com força. O primeiro foi há 65 anos no Parque do Ibirapuera, em área bem modesta, passou pelo Anhembi, depois no São Paulo Expo e voltou ao agora Distrito Anhembi - amplamente reformado e climatização perfeita. A empresa organizadora, RX, mudou o esquema de visita e passou a limitar o número de pessoas a 50 mil, como no dia de abertura. No salão anterior, no São Paulo Expo, foram cerca de 700 mil visitantes.

No entanto, a exposição deve voltar ao seu calendário bienal em 2027, conforme já anunciado pela Anfavea e RX. Com corredores mais largos, os estandes ficaram menores e padronizados: 500 m² para fabricantes e 300 m² para importadores.
Proibiu-se a montagem de mezaninos, contudo alguns expositores exibiram modelos até três metros acima do solo que, obviamente, chamam mais atenção. Corredores amplos facilitaram a circulação.
Foram cerca de 300 carros expostos, além de uma ampla área coberta de 14 mil m² para até 1.000 testes por dia com 40 modelos. MuseusOs Carde e Dream Cars São Roque, além do clube Motorgrid Brasil, de supercarros, foram atrações diferenciadas.
As ausências de algumas marcas foram sentidas - algumas por decisões das matrizes. Entre as fabricantes locais, VW, GM, Ford e Nissan. Alemãs como Audi, BMW, Mercedes e Porsche, além de Ferrari, Lamborghini, Land Rover, Jaguar e Volvo não participaram.
As chinesas dominaram: 11 representadas (contando Omoda eJaecoo separadamente). A Lecar, a única nacional, decepcionou de forma patética. Prometeu fábrica para 2027 (outro adiamento) e colocou no palco de apresentação à imprensa, na véspera da abertura do Salão, a picape Campo, nada mais que um arremedo em isopor e madeira.

Principais atrações do XXI Salão do Automóvel

No total, participaram cerca de 300 modelos de 26 marcas. Alguns sobressaíram pela novidade ou por evolução marcante. Veja lista a seguir, não excludente.

Veja também
Oferta Relacionada: Marca:DENZA Modelo:B5

Comentários

Carregar mais