Aliás, está bem longe de ser um caso raro na indústria automotiva. E, justamente para mostrar esse lado da indústria automobilística, preparamos uma lista com algumas das celebridades do Brasil e do Exterior que já tiveram esse privilégio.
Confira ofertas de carros novos e usados do estoque Webmotors!
Carros que homenagearam famosos
Bugatti Chiron
O sucesso de Charles Leclerc na atual temporada de Fórmula 1 pode fazer muitos pensarem que ele seja o primeiro astro de Mônaco no automobilismo. Ledo engano! Bem antes do ferrarista, outro monegasco fez grande sucesso nas pistas: Louis Chiron.Chiron teve uma próspera carreira entre os anos de 1930 e 1950, com mais de 20 vitórias em corridas de grande expressão, como as 24 Horas de Spa-Francorchamps (1933) e o Rali de Monte Carlo (1954).
De fato, Chiron pouco correu na F1. Foram apenas 15 Grandes Prêmios, entre 1950 e 1958 – com um pódio. Porém, o monegasco é dono de um recorde que parece cada vez mais inalcançável: o de piloto mais velho a disputar uma prova na categoria. Ele tinha 55 anos e 292 dias quando alinhou seu Lancia no GP de Mônaco de 1955.
Chiron foi homenageado pela Bugatti com um superesportivo lançado durante o Salão do Automóvel de Genebra de 2016. O modelo, sucessor do Veyron (que também homenageia a um ex-piloto, o francês Pierre Veyron), logo se tornou um dos mais desejados do mundo. Não à toa, todas as suas 500 unidades produzidas foram vendidas até o começo deste ano.
Monza Clodovil
Em 1982, a Itororó, uma das concessionárias da Chevrolet, decidiu levar mais luxo ao recém-lançado Monza Hatch SL/E. O foco era conquistar o carisma do público feminino. Para isso, desenvolveram uma versão especial com a assinatura de Clodovil Hernandes.Entre várias alterações, o veículo ganhou bancos em couro com as iniciais do apresentador de TV e estilista, pintura perolizada, um kit de malas de couro sob medida aos 448 litros do porta-malas do carro, entre outros itens, como um chaveiro de ouro.
Toyota Corolla XRS Zico Limited Edition
Um dos maiores camisas 10 da história do futebol mundial, Zico teve a sua carreira celebrada pela revendedora Rodobens com uma série limitada do Corolla XRS, em fevereiro de 2018, e entra para nossa lista de famosos homenageados por carros.Foram produzidas 20 unidades e as únicas diferenças em relação ao modelo convencional eram estéticas, como a presença do nome do atleta em emblemas laterais, nas rodas, no volante e no revestimento dos bancos de couro.
O Toyota Corolla Zico Limited Edition foi disponibilizado em apenas duas cores: preto e branco. Para tristeza dos flamenguistas, que certamente sentiram falta de uma versão na cor vermelha.
BMW The 8 X Jeff Koons
Esse BMW não se trata necessariamente de uma homenagem, mas um carro colecionável cuja pintura foi desenvolvida pelo renomado artista plástico Jeff Koons, norte-americano autor da obra Rabbit, leiloada em 2019 por US$ 91 milhões.Apresentado durante o Frieze Art Los Angeles, em fevereiro deste ano, esse BMW série 8 é um art car do modelo M850i Grand Coupe. Com uma pintura bastante colorida e reluzente, o desenho traz traços que remetem à arte em quadrinhos.
A BMW planeja a produção de 99 unidades do veículo.
McLaren Senna
Dona de 35 vitórias e sete títulos (três de Pilotos e quatro de Construtores), a parceria entre McLaren e Ayrton Senna foi uma das mais bem-sucedidas na história da Fórmula 1. E em 2018 esse binômio voltou aos holofotes, com a criação do coupé esportivo McLaren Senna.O modelo foi baseado no McLaren 720S, e se diferenciava especialmente em dois pontos:
- Monocoque em fibra de carbono Monocage III, uma geração à frente do 720S;
- Motor V8 4.0 biturbo, capaz de entregar 789 cavalos a seus sortudos motoristas, 79 a mais que o 720S.
Ferrari Enzo
Em 2002, a Ferrari incluiu mais um supercarro a seu catálogo. E, muito além de ser mais uma obra-prima sobre rodas, o modelo Enzo foi uma justa homenagem ao fundador da marca italiana, Enzo Ferrari.Desenvolvido pelo japonês Ken Okuyama, da Pininfarina, o carro foi amplamente baseado em tecnologias da Fórmula 1, como o chassi em fibra de carbono, transmissão semiautomática eletro-hidráulica e freios a disco em carbono de silício reforçados por fibra de carbono.
Equipado com a nova geração de motor Ferrari 6.0 V12, o Enzo contava com 660 cv de potência.
A produção do modelo foi concluída em 2004. De um total de 400 unidades, nada menos que 349 foram adquiridas antes mesmo do início de sua produção – algo que certamente deixaria o Comendador bastante satisfeito.
McLaren Artura Platinum Jubilee
Fechamos nossa lista de carros que homenagearam famosos com o modelo que a inspirou. Para celebrar o Jubileu de Platina do reinado de Elizabeth II, a McLaren desenvolveu uma pintura platinada para seu supercarro híbrido, o Artura. A cor foi criada em parceria entre a McLaren Special Operations (MSO) e a fabricante de tintas e revestimentos AkzoNobel.Além da pintura, a McLaren substituiu seu tradicional logo no capô por uma inscrição com o nome da monarca, que inaugurou as instalações da montadora em Woking, na Inglaterra, em 2004.
Comentários