O canal de notícias da Webmotors

Carros que homenagearam famosos antes da Rainha

Elizabeth II foi celebrada por edição especial da McLaren. Veja outras celebridades que viraram nome de automóveis

por Rafael Ligeiro

A McLaren lançou na semana passada uma edição especial de seu supercarro Artura em homenagem à Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. O carro celebra os 70 anos do reinado da monarca, o mais longevo na história do país, completados em fevereiro deste ano. Essa, contudo, está longe de ser a primeira vez em que famosos são homenageados por carros.
Aliás, está bem longe de ser um caso raro na indústria automotiva. E, justamente para mostrar esse lado da indústria automobilística, preparamos uma lista com algumas das celebridades do Brasil e do Exterior que já tiveram esse privilégio.
Confira ofertas de carros novos e usados do estoque Webmotors!

Carros que homenagearam famosos

Bugatti Chiron

O sucesso de Charles Leclerc na atual temporada de Fórmula 1 pode fazer muitos pensarem que ele seja o primeiro astro de Mônaco no automobilismo. Ledo engano! Bem antes do ferrarista, outro monegasco fez grande sucesso nas pistas: Louis Chiron.
Chiron teve uma próspera carreira entre os anos de 1930 e 1950, com mais de 20 vitórias em corridas de grande expressão, como as 24 Horas de Spa-Francorchamps (1933) e o Rali de Monte Carlo (1954).
De fato, Chiron pouco correu na F1. Foram apenas 15 Grandes Prêmios, entre 1950 e 1958 – com um pódio. Porém, o monegasco é dono de um recorde que parece cada vez mais inalcançável: o de piloto mais velho a disputar uma prova na categoria. Ele tinha 55 anos e 292 dias quando alinhou seu Lancia no GP de Mônaco de 1955.
Chiron foi homenageado pela Bugatti com um superesportivo lançado durante o Salão do Automóvel de Genebra de 2016. O modelo, sucessor do Veyron (que também homenageia a um ex-piloto, o francês Pierre Veyron), logo se tornou um dos mais desejados do mundo. Não à toa, todas as suas 500 unidades produzidas foram vendidas até o começo deste ano.

Monza Clodovil

Em 1982, a Itororó, uma das concessionárias da Chevrolet, decidiu levar mais luxo ao recém-lançado Monza Hatch SL/E. O foco era conquistar o carisma do público feminino. Para isso, desenvolveram uma versão especial com a assinatura de Clodovil Hernandes.
Entre várias alterações, o veículo ganhou bancos em couro com as iniciais do apresentador de TV e estilista, pintura perolizada, um kit de malas de couro sob medida aos 448 litros do porta-malas do carro, entre outros itens, como um chaveiro de ouro.

Toyota Corolla XRS Zico Limited Edition

Um dos maiores camisas 10 da história do futebol mundial, Zico teve a sua carreira celebrada pela revendedora Rodobens com uma série limitada do Corolla XRS, em fevereiro de 2018, e entra para nossa lista de famosos homenageados por carros.
Foram produzidas 20 unidades e as únicas diferenças em relação ao modelo convencional eram estéticas, como a presença do nome do atleta em emblemas laterais, nas rodas, no volante e no revestimento dos bancos de couro.
O Toyota Corolla Zico Limited Edition foi disponibilizado em apenas duas cores: preto e branco. Para tristeza dos flamenguistas, que certamente sentiram falta de uma versão na cor vermelha.

BMW The 8 X Jeff Koons

Esse BMW não se trata necessariamente de uma homenagem, mas um carro colecionável cuja pintura foi desenvolvida pelo renomado artista plástico Jeff Koons, norte-americano autor da obra Rabbit, leiloada em 2019 por US$ 91 milhões.
Apresentado durante o Frieze Art Los Angeles, em fevereiro deste ano, esse BMW série 8 é um art car do modelo M850i Grand Coupe. Com uma pintura bastante colorida e reluzente, o desenho traz traços que remetem à arte em quadrinhos.
A BMW planeja a produção de 99 unidades do veículo.

McLaren Senna

Dona de 35 vitórias e sete títulos (três de Pilotos e quatro de Construtores), a parceria entre McLaren e Ayrton Senna foi uma das mais bem-sucedidas na história da Fórmula 1. E em 2018 esse binômio voltou aos holofotes, com a criação do coupé esportivo McLaren Senna.
O modelo foi baseado no McLaren 720S, e se diferenciava especialmente em dois pontos: Até o momento, foram produzidas 600 unidades nas versões standard, GTR, Le Mans e GTR Le Mans.

Ferrari Enzo

Em 2002, a Ferrari incluiu mais um supercarro a seu catálogo. E, muito além de ser mais uma obra-prima sobre rodas, o modelo Enzo foi uma justa homenagem ao fundador da marca italiana, Enzo Ferrari.
Desenvolvido pelo japonês Ken Okuyama, da Pininfarina, o carro foi amplamente baseado em tecnologias da Fórmula 1, como o chassi em fibra de carbono, transmissão semiautomática eletro-hidráulica e freios a disco em carbono de silício reforçados por fibra de carbono.
Equipado com a nova geração de motor Ferrari 6.0 V12, o Enzo contava com 660 cv de potência.
A produção do modelo foi concluída em 2004. De um total de 400 unidades, nada menos que 349 foram adquiridas antes mesmo do início de sua produção – algo que certamente deixaria o Comendador bastante satisfeito.

McLaren Artura Platinum Jubilee

Fechamos nossa lista de carros que homenagearam famosos com o modelo que a inspirou. Para celebrar o Jubileu de Platina do reinado de Elizabeth II, a McLaren desenvolveu uma pintura platinada para seu supercarro híbrido, o Artura. A cor foi criada em parceria entre a McLaren Special Operations (MSO) e a fabricante de tintas e revestimentos AkzoNobel.
Além da pintura, a McLaren substituiu seu tradicional logo no capô por uma inscrição com o nome da monarca, que inaugurou as instalações da montadora em Woking, na Inglaterra, em 2004.

Comentários

Carregar mais