ABS
Essa, talvez, seja a sigla mais popular do mundo automotivo. É a abreviação das palavras em inglês Anti-lock Braking System, que significa sistema antitravamento de freio. Sensores instalados nas rodas identificam que a frenagem é brusca e encaminham as informações para uma central eletrônica, que determina a soltura do freio gradativamente. Esse movimento permite a roda girar sem travar, diminuindo a distância necessária para parar o carro.O ABS evita que as rodas travem durante frenagens de emergência
BAS
O Brake Assist System é um sistema assistente de freio. Mais simples, funciona através de sensores de curso e aplicação de força no pedal. Dessa forma, o sistema potencializa a força utilizada no pedal de freio até que o carro pare ou o motorista tire o pé do pedal.EBD
Outro representante dos sistemas de freio é o Eletronic Brake Force Distribuition. Esse sistema, basicamente, distribui eletronicamente a força de frenagem. Ele funciona de forma complementar ao ABS, proporcionando uma distribuição melhor dos freios em situações de frenagens bruscas.ESC
Saindo do segmento dos freios, mas nem tanto. O ESC (Electronic Stability Control), como já é possível perceber pelo nome extenso, é o controle eletrônico de estabilidade. Ele é o responsável por deixar o carro controlável pelo motorista em situações adversas.Para conseguir isso, diversos sensores analisam as condições de rodagem do carro. Caso algum identifique que uma roda está perdendo tração, ele corta a potência do motor e, se necessário, freia as outras para manter o carro no prumo correto. Também é conhecido como ESP (Electronic Stability Program), mas essa sigla é patenteada pela Bosch.
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