Spark EUV atualiza proposta urbana do antigo Spark

SUV elétrico subcompacto chega ao Brasil como evolução direta do conceito urbano que a GM tentou emplacar como hatch

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André Deliberato
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O Spark EUV, novo SUV elétrico da Chevrolet que estreia no Brasil nas próximas semanas, é mais do que uma novidade dentro do portfólio eletrificado da marca.

Isso porque representa a evolução de uma proposta que a montadora ensaiou por anos com o antigo Spark - um hatch subcompacto que até chegou a ser cotado para o mercado brasileiro, depois da aposentadoria do Celta, mas que nunca passou da fase de estudos.

Chevrolet Spark
O Chevrolet Spark era um hatch subcompacto com proposta urbana - o que fazia total sentido para o Brasil
Crédito: Divulgação
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Novo Spark: alinhado com as novas tendências

Agora, com a estreia do Spark EUV - que chega neste semestre por R$ 159.990 - a GM retoma a ideia com um produto mais alinhado às exigências atuais, tanto tecnológicas quanto ambientais. Os dois modelos compartilham uma vocação urbana clara.

O Spark a combustão era pequeno, leve, de baixo consumo e prometia agilidade no trânsito. Além disso, também teria, teoricamente, um preço competitivo que o colocaria para disputar com hatches de entrada no Brasil, como Fiat Mobi, Renault Kwid e até o Citroën C3 - obviamente, ambientando o modelo na linhagem atual.

Repare que o Spark EUV segue esse mesmo espírito de carro prático e acessível, mas que agora é traduzido para o universo dos elétricos: tem visual de SUV compacto, dimensões enxutas, motor de 101 cv e autonomia para até 258 quilômetros no ciclo PBEV do Inmetro - mais que suficiente para rotinas urbanas.

O alvo principal? Como citamos na outra reportagem, o BYD Dolphin.

O Chevrolet Spark EUV chega ao Brasil por R$ 159.990
Crédito: Marcelo Monegato/WM1
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A principal diferença entre o Spark antigo e o novo está no posicionamento. O primeiro Spark mirava em um público que buscava economia e simplicidade, enquanto o EUV chega cheio de tecnologia: painel digital, central multimídia de 10 polegadas, câmera 360° e assistentes semiautônomos de condução.

Ainda assim, é interessante notar que seu foco permanece na mobilidade diária e no custo-benefício dentro do universo dos elétricos.

O Spark EUV também marca a retomada da GM no segmento de elétricos pequenos, agora com uma estratégia mais consolidada. Se no passado o Spark não teve espaço por aqui, agora sua essência reaparece em um formato mais atual, sofisticado e, principalmente, viável diante do novo cenário da mobilidade urbana brasileira.

Spark EUV chega com visual excêntrico e proposta clara: ser um elétrico para quem roda na cidade
Crédito: Marcelo Monegato/WM1
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