Stellantis e Amazon terão tecnologias conjuntas

Empresas vão criar sistemas com novos recursos e opções de multimídia, que serão usados em veículos conectados em nuvem

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Roberto Dutra
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A Stellantis ataca novamente. Depois de unir forças com a BMW para o desenvolvimento conjunto de tecnologias de condução autônoma, agora o grupo automotivo Stellantis - que reúne marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot, entre outros - fechou parceria com o Grupo Amazon, para a criação de sistemas que pretendem acelerar a transição da indústria da mobilidade para um futuro sustentável e marcado pelo uso de softwares.

A iniciativa envolve os dispositivos Amazon, os Serviços de Internet Amazon (Amazon Web Services/AWS) e o Amazon Last Mile. A ideia é implantar as tecnologias e o expertise de software da Amazon em toda a organização Stellantis, inclusive no desenvolvimento de novos veículos, criação de experiências conectadas em veículos e treinamento da próxima geração de engenheiros de software automotivos.

Juntas, as duas companhias pretendem criar um pacote de produtos baseados em softwares que se integram com a vida digital dos clientes e agregam valor ao longo do tempo por meio de atualizações regulares remotas (over-the-air/OTA) dos softwares.

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A colaboração reúne a experiência da Amazon no mundo digital, como computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquina, com a engenharia automotiva da Stellantis e seu portfólio de 14 marcas de veículos.

Um dos planos é desenvolver um software para o STLA SmartCockpit, que funcionará em milhões de veículos da Stellantis globalmente a partir de 2024. A plataforma proporcionará experiências personalizadas e intuitivas nos veículos por meio de aplicativos aprimorados para entretenimento, assistência de voz habilitada para Alexa, navegação, manutenção, comércio eletrônico e serviços de pagamento.

Stla Cockpit No Chrysler Airflow Concept
O desenvolvimento do STLA Cockpit foi apresentado na feira de inovação tecnológica  CES, em Las Vegas
Crédito: Divulgação
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A plataforma da STLA SmartCockpit usará produtos e soluções da Amazon desenvolvidos para veículos e a Stellantis terá flexibilidade para criar recursos personalizados, específicos para suas marcas e veículos. O software oferecerá serviços e experiências com curadoria por meio de uma loja de aplicativos - todos exibidos por meio de uma interface de usuário intuitiva e adaptável, com informações e recursos adequados às necessidades e preferências individuais dos proprietários de cada veículo.

Por exemplo, os veículos Chrysler Pacifica, minIvans muito usadas em viagens, poderão oferecer um planejador de roteiros para a família que recomendasse conteúdo de mídia, pontos de interesse, restaurantes e outras paradas ao longo da rota. Já os veículos da Jeep poderão vir com um “coach” off-road digital para ajudar os clientes a calibrar o veículo e otimizar o desempenho em terrenos difíceis.

Os sistemas também permitirão que os clientes monitorem suas residências de dentro de seus carros. O desenvolvimento do STLA SmartCockpit também alavancará o Mobile Drive, uma joint-venture formada pela Stellantis e a Foxconn em 2021 para desenvolver cockpits digitais com serviços conectados.

Engenharia Colaborativa e Inovação

Já o Amazon Web Services (AWS) será o provedor do armazenamento em nuvem para as plataformas dos veículos. Assim, a Stellantis vai migrar seu pipeline de dados de veículos atual para uma malha de dados baseada em nuvem, e ainda usar o próprio AWS para o streaming de dados em tempo real. Ao mudar para uma malha de dados com base na AWS, os engenheiros da Stellantis podem usar as ferramentas e a interface que melhor se adequam a cada projeto.

A Stellantis também quer acelerar o tempo de colocação no mercado de novos produtos digitais que aproveitam a aprendizagem de máquina da AWS para oferecer maior personalização e manutenção preventiva mais precisa.

O desenvolvimento de produtos, por sua vez, também será baseado em nuvem, mas no sistema "Virtual Engineering Workbench", que fornece fluxos de trabalho automatizados para gerenciar o desenvolvimento e os teste de software, as simulações de alto desempenho, o treinamento de modelo de aprendizagem de máquina e a coleta e a análise de dados. Parece complexo? É mesmo!

No que se refere a pessoal, a Stellantis vai criar uma "Academia de Software" para a qualificação de funcionários novos e existentes. Isso incluirá um novo currículo de aprendizagem global, chamado Agile-Auto Software e Academia de Dados, que cobrirá software, dados e tecnologia em nuvem. O grupo automotivo pretende treinar mais de 5.000 desenvolvedores e engenheiros até 2024 em tecnologias de nuvem relacionadas à AWS.

O caminho inverso

Por outro lado, a Amazon também tem a ganhar com a parceria. Além de ter uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo com as tecnologias, a companhia já recebeu dezenas de milhares de veículos comerciais leves desde 2018 para apoiar suas operações de Última Milha (Amazon Last Mile) na América do Norte e na Europa com veículos - modelos Ram, Fiat, Peugeot e Citroën.

Em continuidade a essa ação, a Amazon será o primeiro cliente comercial do novo Ram ProMaster Battery Electric Vehicle (BEV) da Stellantis, um comercial leve elétrico que será lançado em 2023. A ideia é que milhares de BEV ProMasters sejam usados a longo prazo.

Ram Promaster
A Ram Promaster vai ganhar uma versão elétrica, que será usada no serviço Last Mile da Amazon
Crédito: Divulgação
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Vale lembrar que a Stellantis foi a primeira montadora a aplicar a experiência Amazon Fire TV em seus veículos - os novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022 -, e o mesmo acontecerá com o Jeep Grand Cherokee e o Chrysler Pacifica.

A Stellantis também foi a primeira a anunciar a implementação do Alexa Custom Assistant, dispositivo destinado a criar experiências personalizadas de Inteligência Artificial orientadas por voz baseadas na tecnologia Alexa. O recurso torna mais fácil navegar, tocar música, ouvir podcasts e audiolivros, fazer chamadas, gerenciar calendários, ouvir notícias, verificar o tempo, controlar de forma inteligente dispositivos domésticos e muito mais. Afinal, basta perguntar à Alexa.

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