Stellantis e BMW: unidas pela condução autônoma

Tecnologias conjuntas vão equipar futuros carros das duas marcas: parceria corta custos e reduz tempo de desenvolvimento

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Roberto Dutra
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A Stellantis (grupo controlador da Fiat Chrysler Automobiles e do Groupe PSA-Peugeot Citroën) e a BMW vão unir forças para desenvolver novas tecnologias de condução autônoma. Esses dispositivos, que serão criados e aprimorados conjuntamente pelos dois conglomerados, deverão equipar as próximas gerações de modelos que já existem - e, claro, eventualmente estrear em novos veículos que ambas ainda lançarão.

A aliança será focada principalmente na plataforma STLA Autodrive, nome dado o sistema de condução autônoma da Stellantis, que pode ter dispositivos dos níveis 2, 2 Plus e 3, e inclui atualizações remotas e constantes nos softwares.

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Segundo executivos da Stellantis, o desenvolvimento desse tipo de tecnologia é particularmente custoso e compartilhar os gastos é uma forma de torná-los realidade com redução de investimentos próprios e em um prazo mais curto. O desenvolvimento será único para as duas marcas, mas cada uma fará a aplicação da forma que considerar mais apropriada.

Stellantis que tecnologia própria

Além de aprimorar a condução autônoma com a BMW, a Stellantis também pretende se tornar uma empresa com tecnologia própria, em vez de terceirizar sistemas de software. Tanto que criou a plataforma STLA Brain, que fará a conexão dos controles dos automóveis com um computador central. Outra plataforma, batizada de STLA SmartCockpit, oferecerá serviços de navegação e assistência à direção, inclusive operação por voz, em uma espécie de e-commerce automotivo.

Produção de semicondutores

O grupo também pretende fechar uma parceria com a empresa de tecnologia Foxconn (conhecida por fazer smartphones e consoles de jogos) para a criação e venda de semicondutores para a indústria automotiva.

O plano foi motivado por um dos grandes efeitos negativos da pandemia mundial de covid-19 - justamente a falta desses componentes devido à paralisação dos fornecedores em escala mundial. A ideia é ter uma produção própria para ser autossuficiente no abastecimento e, assim, escapar de novas crises em escala global - além de fornecer para outros fabricantes de veículos.

Baterias sólidas com a Mercedes

Outro projeto de colaboração da Stellantis, anunciada recentemente, envolve a fabricante de baterias Factorial Energy e a Mercedes-Benz. De acordo com o que foi revelado pela Factorial Energy, as três empresas investirão conjuntamente em uma nova tecnologia de baterias sólidas. Segundo a fabricante de baterias, a tecnologia inovadora amplia a autonomia das baterias entre 20% e 50% por carga, com custos semelhantes aos das baterias convencionais de íons de lítio