O Toyota Yaris Cross está cada vez mais perto. A marca prepara o lançamento do SUV compacto no mercado latino ainda para 2025. Com produção confirmada para o Brasil, a sede de Sorocaba (SP) também deverá abastecer a Argentina, concretizando o projeto planejado há tempos pela fabricante.
Curiosamente, apesar de já existir em outras partes do mundo, a variante do Yaris Cross destinada ao Mercosul terá identidade visual e especificações próprias, diferentes das que já vimos lá fora.
Essa expectativa em torno do modelo inédito, acredite, tem gerado um fenômeno curioso nas lojas da Toyota na Argentina: sem sequer terem visto o carro fisicamente ou disporem de informações oficiais detalhadas, as revendas da marca já contabilizam listas de espera com um número até que expressivo de interessados.
Segundo informações apuradas pelo Motor1.com Argentina, já são cerca de 100 clientes. Esses pedidos de reserva estariam sendo feitos informalmente. As fontes também garantem que o compromisso das lojas em priorizar esses clientes vai acontecer - assim que o SUV aparecer e for lançado.
Mais curioso ainda é que a Toyota da Argentina ainda não cravou o nome "Yaris Cross" para o modelo. O presidente da fabricante por lá, Gustavo Salinas, adiantou que será um híbrido para o segmento B (compacto), com previsão de apresentação no segundo semestre.
Na ocasião, serão divulgados detalhes como nome e características. Salinas também destacou a importância do modelo para o mercado argentino - já que será inserido em uma categoria de "grande crescimento" e com "reconhecida tecnologia híbrida da Toyota".
O carro é ligeiramente maior do que os principais concorrentes - e aqui falamos de Honda HR-V, Fiat Fiat Fastback, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e companhia.
E esse tamanho também deve fazer com que o preço suba mais um pouco em comparação com o praticado no mercado da Indonésia. Por lá o preço surgiu no final do ano passado: a partir de 351 milhões de rúpias, que seria algo equivalente a R$ 114 mil na conversão direta.
No mercado asiático, o Yaris hatch - muito parecido com o carro que temos no Brasil - parte de 326 milhões de rúpias (R$ 106,3 mil). Aqui em nosso país, o hatch custa atualmente a partir de R$ 111.090.
Se aplicarmos a diferença proporcional de 7,6%, o Yaris Cross nacional deveria ter preço inicial perto dos R$ 120 mil.
Consequentemente, assim que estrear, o carro será a opção de entrada para o universo dos SUVs dentro da gama Toyota. Portanto, abaixo do Corolla Cross, que hoje parte de iniciais R$ 179.190.
Lembrem-se que falamos de um carro que será híbrido e que ainda deverá carregar muita tecnologia. É possível imaginar, portanto, que o Yaris Cross tenha valores que fiquem entre R$ 140 mil e R$ 180 mil.
Feito sobre a plataforma DNGA - uma versão mais simples da TNGA de Corolla e Corolla Cross - o SUV tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos - para comparação, o atual Honda HR-V tem 4,34 m, 1,79 m, 1,59 m e 2,61 m, respectivamente.
Visualmente, o carro traz elementos que vemos em Corolla e RAV4 (a traseira é claramente inspirada na do SUV grande) e detalhes que remetem até ao SUV Highlander, oferecido nos EUA. Nós, do WM1, gostamos do visual e acreditamos que o modelo deverá fazer sucesso por aqui.