O canal de notícias da Webmotors

SUV elétrico da Toyota chegará ao Brasil até 2024

Marca japonesa apresenta bZ4X com autonomia de até 500 km e baterias que perdem apenas 10% da capacidade em 10 anos

por Fernando Miragaya

A Toyota acaba de lançar globalmente o seu inédito SUV elétrico. Ainda em forma de protótipo, o bZ4X será lançado em mercados da Europa e da Ásia em 2022 e será o primeiro de uma leva de veículos zero emissões da marca japonesa. O crossover tem autonomia de até 500 km, bateria com alto nível de duração, teto com placas fotovoltaicas e chegará ao Brasil entre 2023 e 2024.

O primeiro SUV elétrico da Toyota tem porte de RAV4. Com 4,69 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura (com a antena no teto) e 2,85 m de entre-eixos, o modelo se vale da arquitetura e-TNGA (uma variante da plataforma do Corolla e do Corolla Cross), fruto de uma parceria com a Subaru.

Teto (de energia) solar


O bZ4X é cheio das modernidades. Uma delas é o One-motion Grip, que põe fim às conexões mecânicas da direção com as rodas. Além de eliminar trepidações e reflexos das imperfeições da pista, o volante (que tem estilo de manche de avião) ajusta o ângulo de direcionamento do eixo de acordo com os movimentos do motorista na direção, o que reduz o esforço e melhora a precisão das manobras.
Veja ofertas de Toyota 0 km, seminovo e usado
O primeiro SUV elétrico da marca japa também terá chave digital, com abertura das portas e partida remota feitas pelo smartphone, e comandos de voz para diversas funções do carro. O pacote com itens de auxílio ao motorista Toyota Safety Sense (ACC, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa etc), assim como o sistema multimídia, terão atualizações na nuvem e automáticas.

Outra bossa é o teto com placas fotovoltaicas para captar energia solar e carregar as baterias. Segundo a Toyota, o processo de aproveitamento da luz natural é capaz de gerar eletricidade equivalente a incríveis 1.800 km de autonomia.

Alcance


Por falar em autonomia, o bZ4X promete alcance de 450 km pelo padrão europeu WLTP e 500 km, pelo critério japonês WLTC. O SUV elétrico é movimentado por dois motores. Na versão com tração dianteira, são 204 cv de potência e 27,2 kgf.m de torque. No modelo com tração integral, os dois propulsores de 80 kWh, um em cada eixo, resultam em uma potência combinada de 214 cv e 34,2 kgf.m.
De acordo com o fabricante, o 0 a 100 km/h é feito em 7,7 segundos na opção com tração integral e em 8,4 s, na variante com tração dianteira. A velocidade máxima para ambas as versões é limitada em 160 km/h.

Baterias de alta duração


Um capítulo à parte no Toyota bZ4X são as baterias de alta densidade. Com 71,4 kWh de capacidade e refrigeração líquida, a montadora batiza esta geração de baterias de 3R (de "reconstruída", "reutilizada" e "reciclada") e promete uma alta durabilidade das peças.
A Toyota afirma que, em 10 anos, as baterias perdem apenas 10% de sua capacidade. Além disso, o fabricante assegura a reconstrução da bateria (inspeção e remontagem) e sua reutilização após o tempo de vida útil, como também iniciativas para reciclagem das peças.

Quando chega?


O inédito SUV elétrico da Toyota tem lançamento previsto para entre junho e agosto de 2022 no Japão e na China. Em novembro, será a vez da estreia nos Estados Unidos e, no fim do ano que vem, na Europa. Para o Brasil, segundo fontes ligadas à marca, o modelo chegará entre o segundo semestre de 2023 e início de 2024, mas inicialmente apenas em versão com tração dianteira.
Recentemente, a filial brasileira da empresa japonesa deixou claro que só terá modelos eletrificados por aqui até 2027. O bZ4X se encaixa nestas metas, assim como os próximos lançamentos. O novo Yaris Cross, por exemplo, só terá versão híbrida flex, conforme o WM1 adiantou.
Conheça toda a linha Toyota no Brasil: modelos, versões, preços e ficha técnica

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas