SUV elétrico Volvo C40 chega ao Brasil em 2022

Utilitário esportivo "acupezado" usa a mesma plataforma do XC40 Pure Eletric e tem autonomia de até 420 km

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. SUV elétrico Volvo C40 chega ao Brasil em 2022
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O segundo modelo 100% elétrico da Volvo para o Brasil, o SUV-cupê C40, já tem estreia programada. O modelo será lançado no nosso mercado no primeiro trimestre de 2022 para reforçar  as metas de eletrificação da marca sueca.

Volvo C40 Recharge
Volvo C40, o novo SUV elétrico segue a receita do caimento acentuado da terceira coluna
Crédito: Divulgação

O SUV elétrico da Volvo usa a mesma arquitetura do XC40 Recharge Pure Eletric, que acaba de ser lançado no mercado brasileiro. O modelo usa o mesmo conjunto, com dois motores elétricos, que somam 402 cv de potência e 67 kgf.m de torque instantâneo. A tração é integral.

Segundo dados da Volvo europeia, o SUV elétrico C40 faz o 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e pode ter 80% de suas baterias capacitadas com 40 minutos de tomada em carregadores rápidos. A autonomia, pelos padrões do continente, é de até 420 km.

Moderninho

Volvo C40 Recharge
Modelo tem desenho traseiro bastante estiloso e chegará ao país no primeiro trimestre de 2022
Crédito: Divulgação

O C40 segue a tendência dos crossovers acupezados. O SUV elétrico se destaca pelo capô inclinado, com faróis "puxados" e com cortes bem definidos. A terceira coluna tem o caimento acentuado típico dos SUVs-cupês e na traseira as lanternas começam em filetes às margens do vidro e se propagam na tampa e nas laterais.

Em tamanho, o C40 é bem parecido com o XC40. No entre-eixos, tem os mesmos 2,70 metros. Com 4,43 m de um para-choque ao outro, é apenas 1 cm mais comprido que o parente "mais velho", só que é 7 cm mais baixo, com 1,58 m de altura.

Quanto vai custar?

Volvo C40 Recharge
C40 Recharge será o segundo SUV elétrico da Volvo Cars no Brasil
Crédito: Divulgação

Com o dólar nas alturas e a demora ainda para o SUV elétrico chegar, obviamente que a Volvo ainda não definiu um preço. Porém, segundo fontes dentro da marca, se fosse lançado hoje o C40 não custaria menos de R$ 450 mil no mercado brasileiro.

Adeus às ilusões

Volvo C40 Recharge
Crossover também tem central multimídia com tela disposta na vertical, como se fosse um tablet
Crédito: Divulgação

Para quem é purista ou saudosista, vale lembrar que os veículos começados apenas com "C" na linha Volvo serviam para classificar os cupês e conversíveis. Aqui no Brasil, a marca vendeu modelos como o C30 e o C70. Agora, porém, a letra ainda serve a cupês, mas...  dentro do segmento de sempre:  o de SUVs.

Comentários