E a primeira vítima tem tudo para ser o Kardian. De acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em maio o Basalt já vende mais que o dobro do Renault. Enquanto o Citroën acumula 1.239 emplacamentos até o dia 19, o Kardian soma somente 609 veículos novos comercializados.
No acumulado do ano, porém, o Renault Kardian ainda desfruta de uma pequena vantagem, acumulada graças aos três primeiros meses do ano mais fortes que o Citroën Basalt. Enquanto o modelo fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, acumula 8.198 unidades vendidas em 2025, o modelo fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro, soma 7.810 SUVs de entrada comercializados - uma diferença de 388 utilitários esportivos, mas que no final de março era de 1.226 veículos. Nesta disputa, vale destacar que os dois modelos vivem momentos distintos. Enquanto o Basalt vem acumulando recorde sobre recorde em 2025, saindo de 1.206 emplacamentos em janeiro para atingir 1.979 em abril, o Kardian está em baixa, caindo de 2.269 SUvs comercializado em março para 1.742 em abril - e a queda continua acentuada em maio.
Se os ritmos forem mantidos, possivelmente o Basalt poderá ultrapassar o Kardian e assumir o posto de segundo SUV de entrada mais vendido do Brasil, ficando atrás somente do Fiat Pulse, que nesta terça-feira apresentou sua linha 2026 com uma série de novidades, e em 2025 soma 14.746 emplacamentos.
Basalt, Kardian e Pulse à espera do Volkswagen Tera
Enquanto Basalt briga com Kardian e Pulse nada em águas tranquilas, o segmento dos SUVs de entrada deverá sofrer um abalo sísmico no final do mês com a chegada oficial do Volkswagen Tera. O modelo da marca alemã chega para se posicionar abaixo do Nivus e a expectativa é que tenha versões e preços para encarar o trio e, quem sabe, assumir o posto de utilitário esportivo de entrada mais vendido do País.Confira também
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