O segmento de SUVs continua sendo um dos mais disputados do mercado automotivo brasileiro. Tanto que esses modelos representam 53,9% de todo o mercado de automóveis zero-quilômetro este ano, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Entre os destaques, no acumulado de janeiro a julho de 2025, o Volkswagen T-Cross manteve a liderança com mais de 53 mil unidades vendidas, com larga vantagem sobre Hyundai Creta, Corolla Cross e Honda HR-V, que completam o top 5.
Além dos veteranos, o ranking mostra o avanço de modelos recém-lançados, como Renault Kardian e Citroën Basalt, e a presença crescente de eletrificados, como BYD Song e GWM Haval H6.
Você pode gostar: T-Cross x Creta x HR-V: qual SUV compacto comprar?
O Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil em 2025 no acumulado até julho, com mais de 53 mil unidades emplacadas. No entanto, essa liderança é sustentada principalmente por sua forte presença nas vendas diretas — especialmente para locadoras e empresas.
Quando olhamos apenas para o varejo, ou seja, as compras feitas por consumidores finais, o cenário muda: o T-Cross aparece apenas na 3ª colocação, com 26.206 unidades, atrás do Hyundai Creta (33.009) e do Honda HR-V (29.273).
Os dados revelam como o modelo da Volkswagen tem o volume inflado por estratégias comerciais que favorecem o canal de vendas corporativas.