O mercado de SUVs continua em forte expansão no Brasil. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os utilitários esportivos já representam 53,9% das vendas de veículos zero-quilômetro em 2025.
Nesse segmento, assim como em outros, a transmissão automática tem conquistado espaço progressivamente. Desta forma, os modelos com câmbio manual já viraram quase uma espécie em extinção. Mas ainda restam alguns sobreviventes.
Entre os modelos zero-quilômetro, apenas cinco SUVs ainda têm câmbio manual. A lista reúne desde opções de entrada até modelos médios com bom pacote de equipamentos.
A seguir, confira detalhes de cada um desses cinco SUVs - incluindo preço, motorização, desempenho e tecnologias disponíveis.
Além de estar entre os SUVs com câmbio manual, o Fiat Pulse Drive também carrega o título de modelo mais barato da categoria.
Tem motor 1.3 de 107 cv de potência e cinco marchas. A tração é dianteira, com torque de 13,7 kgfm e consumo de até 14,7 km/l na estrada.
O SUV tem 4,09 metros de comprimento, com entre-eixos de 2,53 metros e porta-malas com capacidade para 370 litros. Na segurança, oferece quatro airbags, ABS, controles de estabilidade e tração, e assistente de subidas.
O Pulse Drive manual ainda é equipado com ar-condicionado automático, direção elétrica, vidros elétricos, travas e ajuste elétrico de retrovisores, e tela multimídia de 8,4 polegadas com GPS integrado, espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, wi-fi e conexão USB.
Veja também: Teste: Pulse Abarth mostra que é um hot... SUV?
O Citroën Basalt Feel é equipado com motor 1.0, que rende 75 cv de potência e torque de até 10,5 kgfm. Tem cinco marchas, tração dianteira e o consumo varia de 9,2 km/l na cidade a 14,3 km/l na estrada.
Com comprimento de 4,34 metros, largura de 1,82 metros, entre-eixos de 2,64 metros e altura livre do solo de 18 cm. O porta-malas leva 490 litros, um dos maiores entre os SUVs compactos.
O modelo ainda vem de fábrica com quatro airbags, controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência e assistente em subidas.
O interior prioriza conforto e conectividade: tem ar-condicionado manual, direção elétrica, volante multifuncional, vidros e travas elétricas, tela multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem cabo e carregador USB-C.
O Volkswagen Tera oferece duas versões com câmbio manual de cinco marchas:
1.0 MPI: motor com 84 cv de potência e torque de 10,3 kgfm, consumo de até 14,7 km/l na estrada, velocidade máxima de 173 km/h e zero a 100 km/h em 13,5 segundos.
1.0 TSI: motor com 116 cv de potência e torque de 16,8 kgfm, consumo de até 15 km/l na estrada, velocidade máxima de 197 km/h e zero a 100 km/h em 10,1 segundos.
As duas versões têm tração dianteira e porta-malas para 350 litros. Na segurança, ambas têm seis airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma emergencial e faróis full-LED.
O pacote de conforto inclui ar-condicionado manual, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional e multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem cabo.
O Renault Kardian Evolution tem motor 1.0 TCe que entrega 125 cv de potência com torque de até 22,4 kgfm. O câmbio tem seis marchas e o consumo varia entre 8,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
O SUV mede 4,11 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, altura de 1,59 metro e entre-eixos de 2,60 metro. O porta-malas tem capacidade para 410 litros.
A segurança inclui seis airbags, controles de estabilidade e tração, start-stop e assistente de estacionamento com sensor traseiro.
Entre os equipamentos de conforto e conectividade, estão na lista ar-condicionado automático, direção elétrica com ajustes de altura e profundidade, multimídia de oito polegadas com GPS integrado e espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, e ainda conexão Bluetooth e entrada USB-C.
O Renault Duster Intense Plus tem motor 1.6 SCe de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque. O câmbio manual tem cinco marchas, e o consumo é de até 11,4 km/l na estrada. O modelo chega à velocidade máxima de 173 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 11,4 segundos.
O SUV tem 4,37 metros de comprimento, 2,67 metros de entre-eixos, 1,69 metro de altura e porta-malas para 475 litros. A segurança inclui dois airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma emergencial e assistente em subidas.
O Duster é equipado com direção eletrohidráulica, ar-condicionado automático, multimídia de oito polegadas com GPS integrado, espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, seis alto-falantes, e entradas USB e auxiliar-in.



Email enviado com sucesso!