Taos tira nota máxima e Argo falha no Latin NCAP

SUV da VW é o primeiro carro a tirar cinco estrelas nos novos protocolos de testes; Fiat Argo e Cronos decepcionam

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Guilherme Silva
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O Volkswagen Taos conquistou a nota máxima na última rodada de testes de colisão e segurança do Latin NCAP. O SUV médio fabricado na Argentina e no México é o primeiro modelo a atingir a classificação de cinco estrelas no mais recente protocolo da entidade.

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Equipado de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), Isofix e controles de estabilidade e tração, o Taos atingiu 90,23% de eficiência em Proteção de Ocupantes Adultos (motorista e passageiro dianteiro), 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Volkswagen Taos se mostrou seguro nos testes de impacto frontal e lateral
Crédito: Latin NCAP
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Segundo o Latin NCAP, o Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres. O SUV também submetido aos testes de controle de estabilidade, teste do alce e frenagem autônoma de emergência - este recurso, oferecido como opcional, está presente em metade do volume de produção, atendendo também aos requisitos do Latin NCAP.

O Taos também oferece o sensor de ponto cego, mas o item não foi avaliado pela entidade.

Já o hatch Fiat Argo (fabricado no Brasil) e o sedã Cronos (feito na Argentina), equipados com dois airbags e sem controles de estabilidade e tração, zeraram nos testes sob o novo protocolo do Latin NCAP. Os modelos atingiram 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistências à Segurança.

Argo e Cronos foram avaliados em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres. Segundo o Latin NCAP, os compactos mostraram proteção no impacto frontal de média a baixa e proteção no impacto lateral pobre para o ocupante adulto, e teve zero estrela neste teste.

A falta de airbags laterais e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão e a baixa pontuação de chicote cervical limitaram o resultado na proteção do ocupante adulto. A pontuação de proteção do ocupante infantil foi baixa principalmente por causa da sinalização do veículo que não atende aos requisitos do Latin NCAP.

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Fiat Argo e Cronos decepcionaram nos testes de colisão frontal e lateral
Crédito: Latin NCAP
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Segundo o Latin NCAP, o veículo tem proteção passiva pobre e não oferece frenagem autônoma para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres.

Do Sistema de Assistência à Segurança, o Argo e Cronos só conseguiram pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) para o motorista, uma vez que o veículo não oferece controles de estabilidade e tração padrão, ou outras tecnologias como Detecção de Ponto Cego, frenagem autônoma ou Sistema de Suporte de Pistas (LSS).

Em avaliação realizada em julho de2019, quando os parâmetros utilizados pela Latin NCAP eram outros, o Argo e o Cronos haviam recebido três estrelas na proteção de adultos e quatro estrelas para crianças.

De acordo com a Latin NCAP, a Fiat informou a entidade que irá melhorar os modelos em breve e solicitará que sejam reavaliados para demonstrar as melhorias. Consultada pela reportagem do WM1, a assessoria de imprensa da Stellantis deu a seguinte resposta: "A Stellantis informa que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança".