O canal de notícias da Webmotors

Tecnologia muda cada vez mais o design dos carros

Soluções estéticas que os veículos recebem hoje em dia já são funcionais e adaptadas aos avanços das áreas de engenharia

por André Deliberato

O carro do amanhã será completamente diferente do que conhecemos hoje - e por mais "longe" que isso possa parecer, acredite, essa mudança já começou. Quer a prova que o design dos carros está em processo de mudança? Tente esboçar a silhueta de um automóvel na cabeça e chegue na maioria das vezes ao mesmo resultado: dois faróis, duas lanternas, quatro rodas, uma grade frontal, para-choques na frente e atrás e quatro portas.
Mas o fato é que tecnologias de design cada vez mais avançadas surgem a cada dia e prometem, em poucos anos, transformar o visual dos carros como conhecemos hoje. Abaixo, separamos cinco elementos estéticos que podem e devem revolucionar o setor nas próximas temporadas e mudar o conceito que hoje conhecemos de um carro.
Quer um zero km, usado ou seminovo? Venha ver nossas ofertas!

Como será o carro do amanhã?

1. LED

O uso de LED, cada vez mais comum nos design dos carros, inclusive naqueles considerados  populares, deve se expandir ainda mais nos próximos anos com soluções criativas que podem quebrar o conceito que conhecemos de que os faróis e lanternas precisam ficar nas "quinas" dos quatro lados de um veículo.
Nos protótipos mais recentes, o LED tem sido adaptado a novas funções e tem sido recorrente ver ideias de camuflagem dos faróis entre os elementos estéticos da grade por parte dos fabricantes. Como exemplo, a nova geração do SUV Tucson e a picape Santa Cruz, da Hyundai - note, pela imagem, que essa solução passa aos modelos uma clara sensação de futurismo.

2. Adeus, retrovisores

Em poucos anos os carros deixarão de ter retrovisores externos, que serão substituídos por câmeras localizadas possivelmente na mesma posição - como já faz o Audi e-tron, SUV 100% elétrico que a marca alemã vende no Brasil desde o ano passado.
Apesar de hoje isso ser limitado aos carros de luxo, é possível imaginar que nos próximos anos outras fabricantes do segmento premium adotem a solução, que com a massificação do uso certamente começará a ser barateada - até, em um futuro não tão distante, chegar a categorias mais baratas do mercado.

3. Painéis sem botões

Outra coisa que tem se transformado nos últimos anos são as cabines dos automóveis, cada vez mais "limpas" e sem uma infinidade de botões que normalmente ficam espalhados pelo painel e pelo console. O maior exemplo de como o carro do amanhã poderá ser na parte de dentro são os carros da Tesla e conceitos de marcas de luxo, que resumem o interior a um volante e uma tela central.

4. O fim das entradas de ar

Com o crescimento exponencial dos carros elétricos, que devem se tornar "baratos" no Brasil até 2027, um dos elementos estéticos que deve deixar de existir são as grades e entradas de ar para ventilação e respiro dos motores a combustão - repare que a dianteira da maioria dos carros elétricos vendidos atualmente é fechada, sem qualquer tipo de vazão para passagem de ar.
Mais uma solução de design que já existe e deve ser cada vez mais comum nas próximas gerações.

5. Porta-malas na frente e atrás

Outra coisa que deve se tornar comum com a expansão do mercado de carros elétricos é o crescimento dos compartimentos de porta-malas. Como o motor elétrico é pequeno e a bateria é normalmente posicionada no assoalho, o espaço sob o capô dos carros que têm motor dianteiro costuma se transformar em um segundo bagageiro.
Dessa forma, é fato que o carro do amanhã - além de menos poluente, mais seguro, autônomo e conectado - também será mais espaçoso, já que serão dois porta-malas, um atrás e outro na frente.

Comentários

Carregar mais