O segmento de SUVs compactos está passando por mudanças rápidas e significativas. Em 2025, os utilitários esportivos já representam 54,2% dos emplacamentos de veículos novos, enquanto há 10 anos, em 2015, correspondiam a apenas 14,8%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrabve).
O crescimento é de impressionantes 266%, e mostra como os utilitários esportivos conquistaram os brasileiros de forma certeira. Novos lançamentos e atualizações de modelos consolidados indicam que tecnologia, design e eficiência são prioridades.
Modelos que antes eram apenas a combustão agora chegam com algum nível de eletrificação. Híbridos leves, plug-in e até elétricos puros estão cada vez mais presentes.
O Peugeot 2008, ou os Fiat Pulse e Fastback, são exemplos de modelos que foram lançados puramente a combustão e, posteriormente, ganharam versões eletrificadas.
Também há modelos que, desde o seu primeiro contato com o público, já chegaram com a proposta elétrica. É o caso do BYD Yuan Pro e de tantos outros.
Uma tendência que vem ganhando força é a integração do painel digital com a tela multimídia.
Modelos como Nissan Kicks de nova geração apresentam painéis amplos, conectados e visualmente integrados, proporcionando maior interação com o motorista e um design interno moderno.
Na traseira dos SUVs, a união das lanternas por faixas de LED virou febre. Mas isso nem é tão novidade assim: lá nos anos vários modelos já usavam esse recurso visual. Depois, contudo, as lanterna conectadas saíram de "moda". E agora voltaram com força total.
Carros como Volkswagen Nivus, Honda HR-V e mais uma galera adotaram o recurso, que valoriza a presença visual do veículo, dá sensação de maior largura e reforça uma identidade moderna e tecnológica.
O downsizing está consolidado: motores menores, mas com adição do turbo, entregam desempenho competitivo aliado a uma maior eficiência no consumo.
O Jeep Renegade é um bom exemplo. O carro já teve motor 1.8 aspirado de 139 cv de potência (e até 2.0 turbo diesel de 170 cv), e hoje só é vendido com o motor 1.3 turbo de até 185 cv de potência.
Veja também: Temido SUV entra no 6º mês sem aumento de preço
O design dos SUVs compactos ficou mais angular, com vincos retos e cortes marcantes, reforçando a sensação de robustez e modernidade.
Para esse tópico não faltam exemplos: quase todo SUV compacto segue essa linguagem visual, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, entre outros.
Isso é reflexo uma tendência global que quer transmitir a sensação de imponência, força e robustez.
Essas tendências mostram que os SUVs compactos não são mais apenas carros urbanos — reúnem tecnologia, desempenho e design inovador, acompanhando a evolução do mercado e do consumidor brasileiro.
Se você está pensando em trocar de carro, na Webmotors é possível conferir, comparar e encontrar ofertas de diversos SUVs compactos com essas tendências incorporadas.
Confira os modelos que mais conquistaram o mercado brasileiro neste ano:
Volkswagen T-Cross – 65.987 unidades
Toyota Corolla Cross – 51.973 unidades
Hyundai Creta – 51.632 unidades
Honda HR-V – 45.153 unidades
Chevrolet Tracker – 44.809 unidades
Jeep Compass – 42.471 unidades
Fiat Fastback – 41.748 unidades
Nissan Kicks – 40.588 unidades
Volkswagen Nivus – 37.102 unidades
Fiat Pulse – 33.135 unidades
Jeep Renegade – 32.151 unidades
BYD Song – 26.896 unidades
Caoa Chery Tiggo 7 – 25.187 unidades
GWM Haval H6 – 21.999 unidades
Volkswagen Tera – 17.760 unidades
Renault Kardian – 15.559 unidades
Citroën Basalt – 13.847 unidades
Renault Duster – 13.332 unidades
Caoa Chery Tiggo 8 – 12.960 unidades
Toyota SW4 – 12.291 unidades



Email enviado com sucesso!