Fatos indiscutíveis de setembro no QG da Volkswagen: o Tera finalmente mostrou todo seu potencial, tornando-se o SUV mais vendido do mês, enquanto o Volkswagen T-Cross decepcionou, despencando em vendas e cravando seu pior desempenho do ano.
No entanto, ao ampliarmos a análise, podemos dizer que a Volkswagen não tem motivos para fazer uma festa sem limites pela conquista do Tera, nem entrar em desespero pela queda livre do T-Cross. E os números comprovam isso.
Saiba mais:
De acordo com dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em agosto, Tera e T-Cross somaram 11.858 emplacamentos, com o SUV médio contribuindo com 4.156 unidades e o SUV compacto, com 7.702.
Em setembro, com toda a oscilação dos dois modelos — Tera em alta de 83,1% (7.610 emplacamentos) e T-Cross em queda de 38,5% (4.736 emplacamentos) —, os dois juntos somaram 12.346 unidades comercializadas, um crescimento de 4,11%.
Veja os SUVs mais vendidos em setembro:
Apesar da queda acentuada, o Volkswagen T-Cross tem tudo para repetir 2024 e ser o SUV mais vendido do Brasil em 2025.
Ainda segundo dados da Fenabrave, o T-Cross acumula, nos nove primeiros meses do ano, 65.987 emplacamentos, liderando com vantagem significativa de 14.014 unidades sobre o Toyota Corolla Cross, segundo colocado com 51.973.
Na terceira posição aparece o Creta, com 51.632 veículos licenciados no ano. Vale destacar o modelo da Hyundai, pois, com a inoperância da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, interior de São Paulo, devido a um incidente climático ocorrido há duas semanas, o Corolla Cross tende a perder força nas concessionárias, permitindo o avanço do Creta.
Mas, embora o bicampeonato do T-Cross em 2025 esteja próximo — ainda que não garantido —, em 2026 a situação tem tudo para mudar.
A boa notícia para a Volkswagen, e ruim para as demais marcas, é que o novo líder de vendas entre os SUVs tem tudo para ser o Tera. Os números de setembro mostraram isso, e a tendência é que o modelo, aos poucos, cresça sua participação no mercado — como tem feito desde seu lançamento.
Aproveite também:
Vídeo relacionado



Email enviado com sucesso!