O canal de notícias da Webmotors

Tera decola, T-Cross despenca e Volkswagen cresce

Somando as vendas de T-Cross e Tera, a Volkswagen vendeu mais destes dois SUVs em setembro do que em agosto

por Marcelo Monegato


Fatos indiscutíveis de setembro no QG da Volkswagen: o Tera finalmente mostrou todo seu potencial, tornando-se o SUV mais vendido do mês, enquanto o Volkswagen T-Cross decepcionou, despencando em vendas e cravando seu pior desempenho do ano.
Encontre seu Volkswagen T-Cross na Webmotors
No entanto, ao ampliarmos a análise, podemos dizer que a Volkswagen não tem motivos para fazer uma festa sem limites pela conquista do Tera, nem entrar em desespero pela queda livre do T-Cross. E os números comprovam isso.

Saiba mais: De acordo com dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em agosto, Tera e T-Cross somaram 11.858 emplacamentos, com o SUV médio contribuindo com 4.156 unidades e o SUV compacto, com 7.702.

Em setembro, com toda a oscilação dos dois modelos — Tera em alta de 83,1% (7.610 emplacamentos) e T-Cross em queda de 38,5% (4.736 emplacamentos) —, os dois juntos somaram 12.346 unidades comercializadas, um crescimento de 4,11%.
Encontre seu Volkswagen Tera na Webmotors

Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:TERA
Veja os SUVs mais vendidos em setembro:

T-Cross é o SUV mais vendido de 2025; Tera quer ser em 2026

Apesar da queda acentuada, o Volkswagen T-Cross tem tudo para repetir 2024 e ser o SUV mais vendido do Brasil em 2025.

Ainda segundo dados da Fenabrave, o T-Cross acumula, nos nove primeiros meses do ano, 65.987 emplacamentos, liderando com vantagem significativa de 14.014 unidades sobre o Toyota Corolla Cross, segundo colocado com 51.973.

Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:T-CROSS
Na terceira posição aparece o Creta, com 51.632 veículos licenciados no ano. Vale destacar o modelo da Hyundai, pois, com a inoperância da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, interior de São Paulo, devido a um incidente climático ocorrido há duas semanas, o Corolla Cross tende a perder força nas concessionárias, permitindo o avanço do Creta.

Mas, embora o bicampeonato do T-Cross em 2025 esteja próximo — ainda que não garantido —, em 2026 a situação tem tudo para mudar.
A boa notícia para a Volkswagen, e ruim para as demais marcas, é que o novo líder de vendas entre os SUVs tem tudo para ser o Tera. Os números de setembro mostraram isso, e a tendência é que o modelo, aos poucos, cresça sua participação no mercado — como tem feito desde seu lançamento.

Aproveite também:
Vídeo relacionado

Nissan Kait, o próximo SUV feito no Brasil


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas