10 termos comumente usados na Fórmula 1

Você às vezes fica sem saber o que os comentaristas de TV disseram durante a corrida? Essa listinha pode te ajudar

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Marcus Celestino
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Você é fã de Fórmula 1, mas vez ou outra se pega boiando, viaja legal mesmo. Às vezes um comentarista de televisão diz alguma coisa que você não entende. Às vezes um artigo, como alguns dos que a gente publica aqui no WM1, tem uma outra palavra um tanto esquisita. Pois é. Embora este repórter tivesse prometido que não usaria a frase que virá após os dois pontos, não tem jeito: “Seus problemas acabaram”.

Separamos dez termos comuns usados na Fórmula 1 para te explicar o que cada um deles significa. Tenha certeza de que todas as palavras têm significado mais fácil do que você imaginava — e do que muito especialista tenta vender como “empolado” por aí.

10 termos comuns da Fórmula 1

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Overcut: Termo muito ouvido quando nos aproximamos das parada nos boxes. É uma estratégia da equipe, que pede para que seu piloto faça mais voltas com um jogo de pneus que o adversário. Assim, o piloto poderá aproveitar a pista livre para fazer voltas rápidas e sair dos pits na frente do rival.

Undercut: O contrário do Overcut. É quando a equipe pede para o que seu piloto antecipe a parada nos boxes. Dessa forma, ele poderá voltar para a pista com composto mais novo que o do adversário e, por conseguinte, terá mais facilidade para alcançá-lo ou até mesmo para abrir vantagem.

Stint: São as voltas feitas com o mesmo jogo de pneus. Numa corrida com uma parada nos boxes, por exemplo, o piloto faz dois stints.

Downforce: Já falamos desse termo da Fórmula 1 aqui no WM1. Esta é a força que sustenta, que “cola” o carro no chão. Tal possibilita que o piloto tenha aderência suficiente para fazer, por exemplo, curvas em altíssimas velocidades.

Dirty air (ar sujo): É o “mal” que a Fórmula 1 tenta combater com o seu novo carro, que estreia em 2022. É quando o carro da frente forma uma área de baixa pressão aerodinâmica, o que reduz consideravelmente a aderência do carro que vai atrás.

Gp Da Espanha De F1 2021
Fórmula 1 tem muitos termos específicos; listamos alguns e explicamos seus significados
Crédito: Divulgação/FIA
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Pick up rubber (Pegue borracha): A tradução livre se aplica perfeitamente ao significado do termo. Ao terminar uma corrida, o carro está bem mais leve, claro, do que quando largou. O bólido, contudo, é pesado ao fim da prova e tem que atender ao requerimento mínimo da organização para não ser punido.

Por isso, os engenheiros pedem que os pilotos, ao fim de um grande prêmio, passem pela área suja da pista. Com isso, borracha e outros detritos “colam” nos pneus aquecidos e dão ao carro de 1 a 2 kg extras. Pode parecer pouco, mas ajuda (e muito).

Paddock: É onde fica a galera que faz a coisa acontecer. Área atrás dos boxes, onde ficam os funcionários das equipes, os pilotos, os jornalistas e outras pessoas relevantes para o evento — além, claro, das presenças VIP.

Pelotão (Field): É o grupo, o conjunto de carros na pista. Quando dizem, por exemplo, que “o ritmo do pelotão é muito bom”, significa que todos os carros têm, ao menos no momento, bom rendimento.

Retardatário (Backmarker): É o cara que ninguém quer ser numa pista. O retardatário, ou “backmarker”, em inglês, é aquele piloto que toma uma volta do líder.

O backmarker, vale lembrar, tem que ficar sempre atento às bandeiras azuis. Elas são mostradas quando os líderes se aproximam, e indicam que o retardatário tem que dar passagem.

Shakedown: Geralmente ouvimos o termo durante a pré-temporada. É um teste breve, no qual a equipe verifica pela primeira vez uma peça nova e também os sistemas do carro.

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