Toyota confirma fim das vendas do Etios em abril

Marca japonesa deixará de comercializar o modelo no Brasil para abrir espaço em sua produção para o Corolla Cross

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota confirma fim das vendas do Etios em abril
Antônio Leria
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota confirmou na tarde desta terça-feira (2) o fim das vendas do Etios no Brasil, tanto na versão hatch quanto na sedã, a partir do mês de abril. No entanto, a produção do modelo será mantida em solo nacional (na planta da marca em Sorocaba, no interior de SP) apenas para atender as exportações para Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.

De acordo com a empresa, a decisão ocorre para abrir espaço na linha de montagem da fábrica  para a produção de um novo veículo. Vale lembrar que a Toyota lança neste mês o Corolla Cross, modelo com o qual pretende acirrar a briga no segmento de SUVs médios, mas que não é este o carro que deve suceder o Etios na planta sorocabana.

Desde o ano passado já se falava do fim das vendas do Etios. Em outubro de 2020, pouco tempo após apresentar a linha 2021, a Toyota enxugou as versões do modelo, com a retirada da variante X, que era equipada com motor 1.3. Na ocasião, o carro passou a ser oferecido somente na versão X-Plus.

Toyota Etios Sedã X Plus Automático
O Toyota Etios era produzido desde 2012 e vendeu 620 mil unidades entre hatch e sedã
Crédito: Divulgação

O Etios é produzido por aqui desde setembro de 2012. Segundo dados da marca japonesa, nesse período foram fabricados cerca de 620 mil unidades, somadas as carrocerias hatch e sedã. A nota da Toyota destaca ainda que manterá normalmente os serviços de suas concessionárias para toda linha do Etios, e estão garantidas todas as revisões que constam na tabela de manutenções periódicas.

“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, justificou o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.

Comentários