Veja também
Jeep Compass e Toyota Corolla Cross: quem leva?
Segundo dados de vendas preliminares apurados pela reportagem do WM1, o Jeep Compass - que teve 6.257 unidades registradas em outubro e 5.889 em novembro, contra 3.609 e 1.465 do Toyota Corolla Cross, respectivamente - teve, na contagem até o dia 17 de dezembro, 4.109 emplacamentos.Do outro lado, o Corolla Cross aparece com 1.568 registros no mês de dezembro. Isso já se reflete no acumulado do ano, embora a diferença entre os dois seja mínima: 58.725 licenciamentos do Compass contra 58.614 do Corolla Cross.
São 111 carros de diferença, ou menos de "um dia" de vendas.
Em resumo, a disputa está praticamente empatada, mas o ritmo recente e crescente quando vistos os dados desde outubro favorece o SUV da Jeep.
Histórico de liderança
Desde seu lançamento, em 2016, o Jeep Compass consolidou-se no segmento de SUVs médios. Manteve a liderança por vários anos consecutivos e virou símbolo da categoria no Brasil.Em 2025, no entanto, o Toyota Corolla Cross conseguiu inverter a tendência durante boa parte do ano: se aproveitou da força da marca Toyota e da boa aceitação entre os consumidores que buscavam eficiência e confiabilidade.
Até setembro, o Corolla Cross levou a melhor sobre o Compass em praticamente todos os meses - só em janeiro e maio de 2025 o SUV da Jeep tinha vendido mais, embora tenha ficado praticamente o ano todo ali no retrovisor do modelo da Toyota.
Essa virada nos últimos meses, portanto, recoloca o Jeep Compass na liderança e reforça a estratégia da marca de manter o SUV como seu "carro-chefe" no mercado nacional.
A disputa sadia com o Corolla Cross ainda evidencia a competitividade do segmento, que se tornou um dos mais relevantes da indústria automotiva brasileira.
Desempenho mês a mês
- Outubro: Compass 6.257 / Corolla Cross 3.609
- Novembro: Compass 5.889 / Corolla Cross 1.465
- Dezembro (parcial): Compass 4.109 / Corolla Cross 1.568
- Total acumulado: Compass 58.725 / Corolla Cross 58.614
Segmento estratégico
O mercado de SUVs médios é considerado estratégico para as montadoras, pois concentra clientes que buscam modelos com maior espaço interno, tecnologia embarcada e desempenho superior.Essa disputa entre Jeep Compass e Toyota Corolla Cross reflete a importância da categoria, que movimenta volumes expressivos e influencia diretamente a imagem das marcas no Brasil. Há outros modelos fortes no segmento, como o recém-atualizado Volkswagen Taos, o recém-lançado Renault Boreal e ainda Caoa Chery Tiggo 7, Honda ZR-V e Mitsubishi Eclipse Cross.
No andar de cima, embora não tão longe na faixa de preços, estão modelos como Chevrolet Equinox, Ford Territory e Bronco Sport, os híbridos BYD Song Pro e Plus, GWM Haval H6 e SUVs da Omoda & Jaecoo.
A Jeep pode ficar com a liderança mais uma vez por apostar fortemente na tradição e na força de sua rede de concessionárias. Já a Toyota acredita no título pelo nível de confiabilidade e eficiência de seu produto.
Expectativa para o fechamento do ano
Conclusão: com a diferença de apenas 111 unidades no acumulado, os últimos dias de dezembro serão decisivos para definir o campeão de vendas de 2025 no segmento de SUVs médios.A tendência, no entanto, aponta para a manutenção da liderança do Jeep Compass, que mostrou bom fôlego e retomou o ritmo de vendas que o consagrou desde 2016.
Independentemente do resultado final, a disputa entre Compass e Corolla Cross mostra a vitalidade do mercado automotivo brasileiro e a força dos SUVs médios. Vale dizer que o segmento permanece em expansão e deve continuar sendo palco de grandes embates e lançamentos nos próximos anos.
Comentários