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Toyota Corolla hatch antecipa linhas do sedã

Versão foi mostrada nos EUA. Nova geração deverá chegar ao país em 2019

por Redação WM1

Sedã médio mais vendido do Brasil por ampla margem e um dos dez carros campeões da vendas do país, o Corolla terá a nova geração lançada em 2019, porém a Toyota já antecipou várias das novidades do modelo com carroceria hatch, onde é comercializado na Europa e outros mercados. Importante: o Toyota Corolla Hatch não está programado para terras brasileiras.
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Antes de mostrar o carro ao vivo no Salão de Nova York (EUA), que abre as portas ao público nesta sexta-feira (30), a marca japonesa divulgou fotos do novo Toyota Corolla Hatch para o mercado norte-americano, com visual quase idêntico ao do modelo europeu, exibido no início deste mês no Salão de Genebra, na Suíça - no mercado europeu, o Corolla de dois volumes é chamado de Auris. Boa parte dessas novidades, em especial a parte interna, devem ser vistas também no sedã Corolla brasileiro.

O que se vê é que o modelo, agora construído sobre a plataforma global TNGA, a mesma dos novos Prius e Camry, bem como do SUV C-HR, ganhou linhas mais dinâmicas e arrojadas, com faróis esguios de LEDs, grade compacta e grande entrada de ar na dianteira. A traseira, por sua vez, traz tampa do porta-malas abaulada e lanternas recortadas e posicionadas na horizontal, avançado em direção ao logotipo da fabricante. As janelas laterais, por sua vez, trazem desenho bem parecido com o do modelo atual.
Graças à nova plataforma, desenvolvida para receber também trem de força híbrido, o Toyota Corolla Hatch ficou mais espaçoso por dentro e também mais silencioso, de acordo com a montadora, graças à maior rigidez torcional e incrementos no isolamento acústico.
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A cabine, que não havia sido mostrada em Genebra, não traz o característico relógio digital com dígitos verdes que acompanha o Corolla por gerações, ao mesmo tempo que injeta um toque de modernidade. O painel combina mostradores analógicos com uma tela colorida de alta resolução no centro do velocímetro, enquanto o modelo traz, nas versões mais caras, nova central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay com tela "flutuante" de 5,5 polegadas sensível ao toque, como se fosse um tablet incorporado ao painel.

Ao menos para o mercado norte-americano, as versões mais caras vão contar com ar-condicionado digital com dois ajustes independentes de temperatura. Os bancos dianteiros têm pegada esportiva, com abas nas laterais para segurar melhor o corpo. Quanto ao desempenho, o Corolla vai ganhar novo motor 2.0 aspirado, mais compacto e com eficiência energética de 40%, trazendo a promessa de andar mais e beber menos que a unidade atual de dois litros - que, no Corolla brasileiro, é flex e rende até 153 cv de potência e 20,7 kgf.m de torque.
As especificações desse novo propulsor ainda não foram divulgadas. Além disso,  sedã e hatch vão ganhar nova transmissão CVT com engrenagem de partida para dar mais agilidade nas arrancadas - com o veículo em movimento, o câmbio volta a operar com polias, como um CVT convencional. Ao menos lá fora, ele também contará com uma nova caixa de marchas manual com seis velocidades.

Existe a expectativa de que o novo Corolla tenha uma versão híbrida pelo fato de compartilhar plataforma com o Prius. Por sinal, o modelo acaba de ter revelado um protótipo flex, que é o primeiro bicombustível híbrido, mas ainda não tem produção confirmada. O Corolla poderá ter uma versão com o mesmo trem de força do Prius, combinando motor 1.8 (no caso, flex) com propulsor elétrico. Agora é esperar para ver.

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