Sedã médio mais vendido do Brasil por ampla margem e um dos dez carros campeões da vendas do país, o Corolla terá a nova geração lançada em 2019, porém a Toyota já antecipou várias das novidades do modelo com carroceria hatch, onde é comercializado na Europa e outros mercados. Importante: o Toyota Corolla Hatch não está programado para terras brasileiras.
Antes de mostrar o carro ao vivo no Salão de Nova York (EUA), que abre as portas ao público nesta sexta-feira (30), a marca japonesa divulgou fotos do novo Toyota Corolla Hatch para o mercado norte-americano, com visual quase idêntico ao do modelo europeu, exibido no início deste mês no Salão de Genebra, na Suíça - no mercado europeu, o Corolla de dois volumes é chamado de Auris. Boa parte dessas novidades, em especial a parte interna, devem ser vistas também no sedã Corolla brasileiro.
O que se vê é que o modelo, agora construído sobre a plataforma global TNGA, a mesma dos novos Prius e Camry, bem como do SUV C-HR, ganhou linhas mais dinâmicas e arrojadas, com faróis esguios de LEDs, grade compacta e grande entrada de ar na dianteira. A traseira, por sua vez, traz tampa do porta-malas abaulada e lanternas recortadas e posicionadas na horizontal, avançado em direção ao logotipo da fabricante. As janelas laterais, por sua vez, trazem desenho bem parecido com o do modelo atual.
Graças à nova plataforma, desenvolvida para receber também trem de força híbrido, o Toyota Corolla Hatch ficou mais espaçoso por dentro e também mais silencioso, de acordo com a montadora, graças à maior rigidez torcional e incrementos no isolamento acústico.
A cabine, que não havia sido mostrada em Genebra, não traz o característico relógio digital com dígitos verdes que acompanha o Corolla por gerações, ao mesmo tempo que injeta um toque de modernidade. O painel combina mostradores analógicos com uma tela colorida de alta resolução no centro do velocímetro, enquanto o modelo traz, nas versões mais caras, nova central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay com tela "flutuante" de 5,5 polegadas sensível ao toque, como se fosse um tablet incorporado ao painel.
Ao menos para o mercado norte-americano, as versões mais caras vão contar com ar-condicionado digital com dois ajustes independentes de temperatura. Os bancos dianteiros têm pegada esportiva, com abas nas laterais para segurar melhor o corpo.
Quanto ao desempenho, o Corolla vai ganhar novo motor 2.0 aspirado, mais compacto e com eficiência energética de 40%, trazendo a promessa de andar mais e beber menos que a unidade atual de dois litros - que, no Corolla brasileiro, é flex e rende até 153 cv de potência e 20,7 kgf.m de torque.
As especificações desse novo propulsor ainda não foram divulgadas. Além disso, sedã e hatch vão ganhar nova transmissão CVT com engrenagem de partida para dar mais agilidade nas arrancadas - com o veículo em movimento, o câmbio volta a operar com polias, como um CVT convencional. Ao menos lá fora, ele também contará com uma nova caixa de marchas manual com seis velocidades.
Existe a expectativa de que o novo Corolla tenha uma versão híbrida pelo fato de compartilhar plataforma com o Prius. Por sinal, o modelo acaba de ter revelado um protótipo flex, que é o primeiro bicombustível híbrido, mas ainda não tem produção confirmada. O Corolla poderá ter uma versão com o mesmo trem de força do Prius, combinando motor 1.8 (no caso, flex) com propulsor elétrico. Agora é esperar para ver.