Toyota GR 86 é novo cupê de 235 cv para puristas

Segunda geração do esportivo compacto da marca japonesa, que antes se chamava "GT86", é renovado sem perder a essência

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André Deliberato
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Eis o inédito Toyota GR 86! A marca japonesa apresentou há alguns dias a segunda geração de seu esportivo compacto mais purista, que muda de nome (antes ele se chamava "GT86") sem perder a essência de esportivo de baixo custo - pelo menos lá fora, onde é vendido. No Brasil, por ora, o modelo segue fora dos planos.

A nova geração do carro surge após quase cinco meses do lançamento do novo Subaru BRZ, veículo com quem compartilha plataforma - isso significa que ele manteve características do "irmão". O motor é um 2.4 boxer aspirado - no lugar do antigo 2.0 - de 235 cv e 25,4 kgf.m de torque, ligado a transmissões de seis marchas (pode ser manual ou automática) e a um sistema de tração traseira.

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Toyota GR 86 2021
Toyota GR 86 seguiu dieta para não ganhar muito peso e trocou o motor 2.0 por um 2.4 boxer de 235 cv
Crédito: Divulgação
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Toyota GR 86 seguiu dieta

Para ganhar equipamentos sem aumentar o peso, o modelo precisou seguir uma dieta. Segundo a marca, os engenheiros utilizaram alumínio no teto e nos para-lamas, assim como nos ajustes dos bancos dianteiros e nos silenciadores. Além disso, o novo formato do teto reduz o centro de gravidade, o que deve contribuir com a dinâmica do carro e com o consumo de combustível.

Também de acordo com o fabricante, a rigidez torcional foi melhorada em aproximadamente 50% para aumentar a estabilidade, embora o tamanho do carro tenha ficado quase igual - são 4,26 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e baixinhos 1,31 m de altura. Resultado final na balança: apenas 1.270 quilos quando equipado com câmbio manual (o antigo pesava 1.215 kg).

Mais detalhes técnicos foram revelados: a suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira possui sistema double-wishbone. Na frente e atrás, o carro tem rodas de 18 polegadas envolvidas por pneus 215/40 R18.

Resultado: com o motor 2.4 de quatro cilindros contrapostos (posicionados longitudinalmente para o chão), o esportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, 1,1 segundo mais rápido que seu antecessor.

Toyota GR 86 e Subaru BRZ ainda são "primos", mas agora estão ainda mais parecidos
Crédito: Divulgação
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Por que mudou de nome?

Todas as alterações fazem parte da nova nomenclatura da empresa. O inédito GR 86 vai se juntar aos já existentes (lá fora) GR Yaris e GR Supra - outro recém-apresentado - e a um futuro superesportivo que a empresa prepara, por ora conhecido como "Super Sport". Não fazia sentido, portanto, manter a sigla "GT" quanto todos os outros carros da empresa passaram a adotar a "GR"- de "Gazoo Racing".

Nesta segunda geração também fica mais clara a proximidade do GR 86 com seu "primo" Subaru BRZ, tamanha semelhança nas características técnicas e até no visual - afinal, os dois compartilham plataforma, motor e muitas outras peças e equipamentos.

A cabine, por exemplo, é muito parecida - o que muda é o estofamento e alguns detalhes de cada carro espalhados pelo painel. Os dois possuem o mesmo painel de instrumentos digital atrás do volante, de sete polegadas, e também igualíssima central multimídia de oito polegadas.

Painel é exatamente o mesmo do Subaru BRZ - as diferenças estão nos detalhes
Crédito: Divulgação
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E além de esportivo o carro é bem equipado. Na versão automática, um pouco menos "raiz", o carro ainda traz um pacote de tecnologia chamado "EyeSight Driver Assist", da Subaru. Com ele, o GR 86 sai de fábrica com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

O carro estreia no mercado japonês no final deste ano e começa a se espalhar por outros países em 2022. Por aqui, a Toyota chegou a estudar a importação do antigo GT86 há alguns anos - duas unidades chegaram até a ser testada por jornalistas -, mas com a queda do mercado a empresa desistiu. Quem sabe dessa vez a história seja diferente.

Esportivo tem desenho bem agressivo e proposta de ser um modelo de baixo custo - pelo menos lá fora
Crédito: Divulgação
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