- O GR GT é o novo esportivo topo de linha da Toyota Gazoo Racing: foi desenvolvido como um carro de corrida homologado para uso em vias públicas;
- O GR GT3 é um carro de corrida FIA GT3, derivado do GR GT: foi projetado para os clientes que desejam "vencer" nas pistas;
A Toyota Gazoo Racing revelou ao mundo seus dois novos protótipos em desenvolvimento: o GR GT e o GR GT3. Os modelos, mostrados pela primeira vez ao público, têm a missão de entregar a "experiência definitiva" ao dirigir, unindo centro de gravidade baixo, leveza com alta rigidez e máxima eficiência aerodinâmica.
Confira ofertas de carros da Toyota na Webmotors!
Ambos compartilham não só a filosofia driver-first da TGR, mas também um conjunto de novas tecnologias e métodos de fabricação. Entre elas, a primeira estrutura totalmente em alumínio da Toyota e um motor V8 biturbo de 4.0 litros, criado para desempenho de alto nível.
Os Toyota GR GT e GR GT3 foram desenvolvidos de forma colaborativa
O projeto dos novos GR nasceu de uma abordagem colaborativa desde o início. Sob a liderança de Akio Toyoda (Morizo), pilotos profissionais, gentleman drivers e engenheiros trabalharam juntos para criar carros com alma de competição — e espírito de sucessores de ícones como o Toyota 2000GT e o Lexus LFA.
A ideia é preservar a "arte de fazer automóveis" ao passar técnicas e aprendizados dos veteranos do LFA para uma nova geração de engenheiros.
GR GT: o esportivo homologado para as ruas
O GR GT nasceu para ser um carro de corrida que pode rodar nas ruas. Seu foco é o motorista: sensação de unidade, resposta direta e interação total com o veículo.
O modelo combina um motor V8 biturbo de 4.0 litros recém-desenvolvido com um motor elétrico, formando um sistema híbrido que entrega potência acima de 650 cv e torque superior a 86,7 kgfm. A transmissão é automática de oito marchas com embreagem úmida. Tudo isso com atenção absoluta a três pilares:
- Centro de gravidade extremamente baixo, resultado de um layout com motor dianteiro, tração traseira e componentes pesados posicionados milimetricamente.
- Leveza com alta rigidez, graças à primeira estrutura totalmente em alumínio da marca, reforçada por CFRP e materiais plásticos.
- Eficiência aerodinâmica, que foi definida antes do design — ou seja, o estilo externo veio depois da aerodinâmica ideal ser calculada pelos engenheiros.
Por dentro, a ergonomia e a visibilidade foram pensadas para uma condução no limite, mas sem perder a usabilidade do dia a dia.
Para baixar o centro de gravidade a um nível extremo, a Toyota reduziu a altura geral e a posição do motorista, e redesenhou o conjunto para alinhar o peso e o controle.
Além disso, o Toyota GR GT estreia a primeira carroceria totalmente em alumínio da Toyota, reforçada por peças fundidas de grande porte e perfis extrudados para rigidez máxima. Os painéis de carroceria misturam alumínio e CFRP para manter o conjunto leve.
Veja também:
- Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
- Participe do canal de notícias do WM1 no WhatsApp!
- DESCONTO DE 20%: ANUNCIE HOJE SEU CARRO USADO NA WEBMOTORS
GR GT3: o carro para quem quer vencer
Derivado do Toyota GR GT, o GR GT3 segue as exigências da FIA GT3. Foi pensado para ser competitivo e, ao mesmo tempo, acessível a pilotos profissionais.
O esportivo mantém os três pilares de desenvolvimento, usa o mesmo motor V8 biturbo de 4.0 litros e compartilha diversos elementos estruturais.
A Toyota Gazoo Racing ainda prepara um sistema completo de suporte para os clientes que competirem com o modelo.
Como acontece em toda a linha GR, os modelos foram levados ao limite e reconstruídos repetidamente. A Toyota trabalha para lançá-los por volta de 2027, com detalhes finais ainda sujeitos a alterações.
Salão do Automóvel 2025: como foi? Valeu a pena?
Comentários