A Toyota vai investir R$ 500 milhões em suas operações no Brasil. O investimento virá por financiamento já autorizado do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A verba será aplicada na compra de maquinário e equipamentos, e também na contratação de novos funcionários, para a produção de modelos híbridos flex na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Além disso, também custeará parte da recuperação da fábrica de motores de Porto Feliz, também no interior paulista, que sofreu sérios danos no ano passado por conta de um vendaval. Esta unidade de Porto Feliz é responsável pela produção dos motores que equipavam o Yaris - que já saiu de linha - e dos modelos Corolla e Corolla Cross, que ainda são produzidos. Inclusive estes dois últimos só puderam continuar a ser produzidos em Sorocaba com a adoção de um plano emergencial de importação de motores do Japão.

A Toyota também tem uma fábrica em Indaiatuba, que também produz o Corolla - mas essa produção deverá ficar toda concentrada em Sorocaba ainda este ano. Já a planta de Porto Feliz continua parada, enquanto são feitos os reparos para que possa voltar a produzir. Até 2030 os investimentos da marca japonesa no Brasil alcançarão R$ 11 bilhões - e nesse valor está incluída a expansão da fábrica de Sorocaba.
Veja também