Toyota faz 1.360 km sem parar para abastecer!

Movido a hidrogênio, Mirai entra para o Livro dos Recordes com a maior distância percorrida por um carro com um "tanque"

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota faz 1.360 km sem parar para abastecer!
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com o preço da gasolina a R$ 7 em vários lugares do Brasil, imagine ter um carro que percorre quase 1.360 km sem precisar reabastecer? E ainda com zero emissões de poluentes? Essa foi a marca alcançada pelo Toyota Mirai, o carro movido a hidrogênio da marca japonesa, que entrou novamente para o Livro dos Recordes (o Guiness Book) como o veículo que percorreu a maior distância com um tanque de combustível.

O recorde mundial foi obtido durante um percurso de 1.359,9 km (845 milhas) em dois dias por vias do sul da Califórnia (EUA) - com direito a maior parte em engarrafamentos. O juiz da Guiness World Records, Michael Empric, validou o tanque do Mirai com um lacre no início e ao término da viagem. O carro teve como motorista o piloto profissional Wayne Gerdes, e, como copiloto, Bob Winger.

O Toyota Mirai bateu a marca com uma média impressionante equivalente a 64,62 km/l - 152 milhas por galão. Isso tudo com água como única emissão expelida pelo escapamento do carro. Ao todo, o modelo consumiu um total de 5,65 kg de hidrogênio.

2021 Toyota Mirai Guiness Record 80 Rt 1500x979
O piloto Wayne Gerdes com o juiz do Guiness, Michael Empric
Crédito: Divulgação
toggle button

"Como jurado do Guiness World Records, tive a oportunidade de testemunhar tentativas incríveis, incluindo vários feitos relacionados à autonomia. A distância percorrida pelo Toyota Mirai sem a necessidade de reabastecimento mostra o poder da tecnologia elétrica de célula de combustível. Essa tecnologia e a engenhosidade do design da equipe da Toyota levaram a este momento histórico", elogiou Michael Empric.

O sedã de quatro lugares é equipado com um motor elétrico de 152 cv e 34 kgf.m. Esse propulsor é impulsionado por baterias movidas por célula de combustível. O modelo custa o equivalente a R$ 270 mil nos Estados Unidos. Detalhe que o Mirai bateu o próprio recorde de distância com um tanque, obtido em maio de 2021, quando fez 1.003 km.

2021 Toyota Mirai Guiness Record 64 1500x1001
Em milhas, a distância recorde percorrida pelo Toyota Mirai
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários