A Toyota do Brasil divulgou que, a partir do próximo dia 3 de novembro, começará a retomada gradual da produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP).
A retomada ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação. O plano de produção para novembro e dezembro contempla também a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.

Na fábrica de Porto Feliz (SP), o reinício das operações segue sem prazo definido devido à grande extensão dos danos. Atualmente os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades.
Com isso, a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada somente aos colaboradores de Porto Feliz, enquanto os colaboradores de Sorocaba e Indaiatuba retornarão ao trabalho no dia 21 de outubro, após o término das férias emergenciais.
Em janeiro de 2026, a produção de veículos com motores convencionais será retomada tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação, abrangendo os veículos da linha de produção atual – Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, que é feito exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular, em fevereiro do ano que vem.
Quanto ao esperado Yaris Cross, a Toyota diz que "continua em preparação" e a data do seu lançamento, que foi adiada - seria agora em outubro - será informada em breve. A Toyota do Brasil reforça que está atenta à evolução da situação e divulgará eventuais ajustes no plano de retomada.