Atletas das Olimpíadas usam carro autônomo Toyota

Micro-ônibus projetado pela marca japonesa é utilizado dentro da Vila Olímpica e tem capacidade para 20 passageiros

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Atletas das Olimpíadas usam carro autônomo Toyota
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O futuro é agora, pelo menos nas Olimpíadas de Tóquio. A Toyota colocou micro-ônibus autônomos para transportar os atletas dentro da Vila Olímpica.

Chamados de e-Palette, os simpáticos ônibuszinhos são elétricos, claro. A capacidade de transporte é de 20 passageiros ou quatro cadeiras de rodas, já que o modelo também será utilizado durante as Paralimpíadas.

Com autonomia de até 150 quilômetros, o e-Palette tem movimentos de aceleração e frenagem suaves. De acordo com a Toyota, o objetivo é passar a sensação de que há um motorista no controle do veículo, e não que é um veículo robotizado.

Toyota e-Palette
A capacidade do Toyota e-Palette é para 20 passageiros ou quatro cadeiras de rodas
Crédito: Divulgação

Como todo veículo autônomo, o e-Palette detecta outros veículos e pedestres ao redor, e realiza frenagem automática caso seja necessário.

Apesar de não necessitar de condutor, cada Toyota e-Palette terá um operador a bordo, por segurança, para possível intervenção em caso de emergência.

Toyota e-Palette - micro-ônibus autônomo das Olimpíadas de Tóquio
Toyota e-Palette tem tecidos com material antiviral para evitar contaminação por coronavírus
Crédito: Divulgação

Para completar, o veículo autônomo das Olimpíadas de Tóquio tem tecidos e superfícies internas em material antiviral para evitar a contaminação por coronavírus, os corrimãos são adaptáveis de acordo com a altura dos usuários e o piso e as alças internas são pintados de cores contrastantes para melhorar a visibilidade de pessoas com deficiência visual.

Comentários