Se há um modelo que já deu o que falar mesmo antes de ser oficialmente confirmado é o Yaris Cross. No entanto, na semana passada, conforme revelamos aqui, a Toyota confirmou para outubro o lançamento do modelo, um SUV compacto que será produzido em Sorocaba (SP) e posicionado abaixo do Corolla Cross.
O Yaris Cross marcará a estreia da marca japonesa no segmento com um conjunto híbrido flex do tipo HEV, que combina motores a combustão e elétrico, sendo também o primeiro SUV compacto nacional com esse tipo de motorização.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Apesar de ser o novo SUV de entrada da Toyota no Brasil, e do que já foi especulado por aí, o Yaris Cross não deve ser comparado aos modelos mais acessíveis do mercado, como o Fiat Pulse, Volkswagen Tera, Renault Kardian e Nissan Kicks Play.
Seu porte e, especialmente, a tecnologia híbrida flex — um diferencial importante em relação aos rivais — indicam que o SUV terá preços acima desses concorrentes.
Com isso, o Yaris Cross se posicionará como rival direto de outros SUVs compactos já consolidados, como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-V.
Essa estratégia reflete a intenção da Toyota de entregar um produto com tecnologia superior à que vemos em modelos do segmento de entrada.
Apesar do nome conhecido, o modelo brasileiro será diferente do europeu e baseado na plataforma DNGA (derivada da TNGA), que é voltada para mercados emergentes. Essa base já é usada em outros produtos vendidos na Ásia sob a marca Daihatsu. O modelo terá 4,31 metros de comprimento.
Veja também: SUV compacto Toyota Yaris Cross já tem data para estrear
O Yaris Cross também terá cobertura do programa Toyota 10, que oferece garantia estendida por até 10 anos sem custo adicional, desde que as revisões sejam feitas dentro da rede autorizada. Além disso, terá conectividade avançada com o Toyota App, com recursos de monitoramento, diagnósticos e notificações.
A Toyota ainda não divulgou a ficha técnica ou os preços oficiais, mas já dá para sabermos quais serão os rivais do modelo no Brasil. Confira abaixo:
Volkswagen T-Cross
-
Preço inicial: R$ 139.990
-
Preço final: R$ 192.890
Um dos SUVs mais vendidos do Brasil, o T-Cross é vendido com motores turbo flex em todas as versões. As opções de entrada usam o 1.0 TSI de 128 cv de potência, enquanto as versões mais caras vêm com o 1.4 TSI de 150 cv. Sempre com câmbio automático de seis marchas, o modelo se destaca pela dirigibilidade e bom espaço interno. Tem 373 litros de capacidade no porta-malas e 4,21 m de comprimento.
Nissan Kicks
-
Preço inicial: R$ 164.900
-
Preço final: R$ 199.000
O Kicks estreou recentemente o novo motor 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, combinado com câmbio automatizado DCT de seis marchas.
Embora suas principais virtudes sejam conforto e baixo consumo, o SUV também ganhou mais refinamento. Tem capacidade para 470 litros no porta-malas, uma das maiores capacidades da categoria, e 4,36 m de comprimento.
Honda HR-V
-
Preço inicial: R$ 163.200
-
Preço final: R$ 209.900
Na linha 2026, o HR-V continua com duas motorizações: 1.5 aspirado de 126 cv de potência nas versões de entrada e 1.5 turbo de 177 cv nas topo de linha, sempre com câmbio CVT. É um dos SUVs com visual mais sóbrio. O porta-malas tem capacidade para 354 litros e o comprimento total é de 4,38 m.
Hyundai Creta
-
Preço inicial: R$ 149.620
-
Preço final: R$ 198.120
O Creta tem ampla variedade de versões e motores. As mais baratas usam o 1.0 turbo de 120 cv, enquanto a topo de linha aposta em um 1.6 turbo de 193 cv com câmbio DCT.
O SUV exibe bons pacotes de tecnologia e de itens de conforto. Tem 4,30 m de comprimento e um porta-malas que leva 433 litros.
Chevrolet Tracker
-
Preço inicial: R$ 119.900
-
Preço final: R$ 190.590
Modelo mais acessível da lista, o Tracker tem custo-benefício interessante. As versões com motor 1.0 turbo entregam 117 cv, e as equipadas com motor 1.2 turbo vão a 139 cv. Todas têm câmbio automático de seis marchas.
Compacto e prático, mede 4,27 m e tem porta-malas para 393 litros.
O Toyota Yaris Cross terá força para brigar com os rivais?
Seja pelo ineditismo da motorização híbrida flex, pela proposta de garantia de 10 anos ou pela tradição da Toyota, o novo Yaris Cross promete agitar o segmento de SUVs compactos. Porém, ainda é cedo para saber se terá força suficiente para dominar o mercado de SUVs compactos.
Participe do canal de notícias do WM1 no WhatsApp!
Comentários