Toyota Yaris vai mal em teste do Latin NCAP

Compacto leva uma estrela pelos novos critérios do órgão e marca diz que continuará a trabalhar para aumentar segurança

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota Yaris vai mal em teste do Latin NCAP
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Toyota Yaris fabricado no Brasil foi reavaliado pelo Latin NCAP e, dentro dos novos critérios do órgão que mede o nível de segurança dos carros vendidos no continente, teve sua nota rebaixada. O modelo da marca japonesa recebeu apenas uma estrela no nível de proteção em um máximo de cinco - em 2019, o sedã tinha sido avaliado com quatro estrelas.

Segundo o Latin NCAP, durante o teste de impacto lateral uma das portas do Toyota Yaris se abriu, o que resultou na avaliação de uma estrela pelos novos padrões de avaliação adotados desde 2020.

Além disso, o sistema de aviso do cinto de segurança do passageiro não fez a detecção do ocupante. Desta forma, a entidade diz que fez novos cálculos e que a nota de 2019 (com critérios antigos) foi reavaliada e rebaixada de quatro para três estrelas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Toyota se explica

Em nota enviada à redação do WM1, a Toyota garante que a segurança é uma prioridade para a marca. "Entendemos os novos critérios de avaliação do Latin NCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos", diz o comunicado.

O fabricante também destaca que o Yaris tem um "número significativo" de itens de segurança desde as versões de entrada - a linha é negociada aqui em nove versões, entre configurações hatch e sedã. "Continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca", completa a Toyota na nota.

Suzuki também vai mal

Na mesma bateria de testes de colisão, o Suzuki Baleno importado da Índia e vendido em diversos países latino-americanos recebeu zero estrela. O carro não é comercializado no Brasil.

Comentários