A Triumph Motorcycles acaba de anunciar os cinco finalistas do Triumph Originals 2025, um concurso global de customização da icônica linha Bonneville.
Entre os selecionados está o Brasil, com a Gaijin - uma Speed Twin 1200 inspirada em uma café racer, que em seu design une sofisticação artesanal e alma brasileira, e inclui até uma homenagem a Ayrton Senna. A motocicleta foi desenvolvida pela equipe do Shibuya Garage, renomado estúdio de customização localizado em São Paulo (SP).

A competição, que tem como tema "Ícones da Originalidade Britânica", convidou equipes Triumph de diferentes países a colaborarem com customizadores locais para criar versões exclusivas e artesanais das motocicletas Bonneville.
Os cinco projetos selecionados vêm do Brasil, França, Itália, Tailândia e Reino Unido. Todos têm interpretações da influência cultural britânica.
Representando o Brasil com ousadia e sofisticação, a Gaijin exibe estética elegante e agressiva. Sobressaem o acabamento artesanal com pintura em escamas na carenagem, o vinco esculpido no tanque e a rabeta redesenhada - elementos que transmitem sensação de velocidade mesmo com a moto parada.
A moto também tem uma tampa lateral com a estampa do mapa do Brasil de forma sutil e elegante. Celebra o "orgulho nacional" e presta um tributo ao eterno ídolo do automobilismo, Ayrton Senna, símbolo de ousadia e originalidade. Segundo o estúdio de customização, esses valores inspiraram o projeto.
"Escolhi essa moto porque ela tem um caráter moderno, mas com espaço para expressar alma e identidade. O que torna uma moto verdadeiramente icônica é a fusão do DNA da marca com a alma do customizador. Para mim, essa construção carrega partes da minha própria história, além de elementos que extraio da arquitetura e da paisagem natural do Brasil", disse Teydi Shibuya, líder do projeto.
Segundo ele, o mais importante era que, mesmo parada, a moto transmitisse sensação de movimento, de "energia prestes a ser liberada". Cerca de 90% da construção foi feita à mão. "Como construí esta moto pensando em mim como piloto, foquei bastante no comportamento de pilotagem e na posição do corpo. Encurtei os garfos dianteiros e abaixei a traseira, criando uma sensação de velocidade e dinamismo, mesmo em baixas velocidades", completou ele.
O projeto foi um dos escolhidos por um júri internacional formado por especialistas em design e construção custom. Eles avaliaram critérios como estilo icônico, originalidade britânica, artesanato e inovação.
A Gaijin é a única representante da América Latina na disputa e o caro leitor também votar nela. As motos finalistas estão disponíveis para visualização com fotos e descrições no site da marca. E a votação está aberta até o dia 5 de agosto de 2025 no link de votação - clique aqui para votar!
Além do voto do público, os jurados: Quique Berna (Tamarit Motorcycles – Espanha), Ricardo Pessoa (Coolnvintage – Portugal), Kengo Kimura (Heiwa Motorcycle – Japão) e Steve Sargent (Triumph Motorcycles), também votarão novamente. O resultado final será anunciado em 12 de agosto de 2025.
Aproveite também:
O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?



Email enviado com sucesso!