Seja Tarek ou Tharu, o novo utilitário esportivo é basicamente o Skoda Tarok com emblema diferente e dimensões ligeiramente maiores. Construído sobre a plataforma MQB do Golf e do novo Polo, o Tarek mede 4,45 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos e 1,84 m de largura. No Brasil, será posicionado entre o T-Cross, que será revelado em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo, e o novo Tiguan Allspace. Terá construção mais simples que a do Tiguan.
No mercado chinês, o Tarek terá à disposição motores 1.2 e 1.4 turbo a gasolina, com potências respectivas de 116 cv e 150 cv, com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Para o nosso mercado, o utilitário deve ser oferecido com o propulsor 1.4, já presente em vários modelos da Volks no país com tecnologia flex, como o próprio Tiguan, Golf e Jetta. Ainda não se sabe se haverá opção de tração integral.
Visualmente, o Tarek lembra bastante o Tiguan, porém a dianteira com faróis grandes e retangulares lembra mais a do Atlas, SUV grande que também será lançado aqui até 2020, provavelmente na versão Sport, apresentada recentemente ainda como conceito que que traz estilo de carroceria cupê, com teto mais baixo.
Nas fotos, dá para ver que o novo SUV será oferecido, ao menos na China, com sistema de som da marca Beats, a exemplo do Polo na Europa, além de sensor de ponto cego e, provavelmente alerta de mudança de faixa, bem como teto solar panorâmico e câmera de ré. Aqui, vai concorrer com Jeep Compass, Hyundai New Tucson, Kia Sportage e Chevrolet Equinox, para mencionar alguns modelos.
Comentários