O canal de notícias da Webmotors

Veja carros com duas gerações à venda no Brasil

Fizemos uma lista com cinco modelos que são oferecidos no nosso mercado em duas gerações distintas e preços diferentes

por André Deliberato

Essa estratégia é conhecida e começou, pode-se dizer, com o Volkswagen Gol em 2008. Naquele ano, o modelo se tornou um dos primeiros carros com duas gerações diferentes à venda no Brasil, no mês em que a marca decidiu lançar o "G5" e manter o "G4" em linha.
Nos anos seguintes Fiat Palio e Uno seguiram a mesma receita - Palio e Palio Fire viveram juntos até 2014, da mesma forma que Uno e Mille e que os próprios Gol e Gol G4. Mas essa filosofia não deixou de ser utilizada por vários fabricantes, alguns até com modelos mais caros. Vamos conhecer cinco abaixo!
Quer um carro novo? Veja aqui as ofertas!

Cinco carros com duas gerações no Brasil

1. Chevrolet Onix e Joy / Onix Plus e Joy Plus

O carro mais vendido do Brasil nos últimos anos, de 2015 a 2020 - e que deve perder o posto nos próximos meses e até a liderança geral no final deste ano, por conta da crise de semicondutores que o mercado enfrenta -, é o maior dos exemplos.
São duas gerações feitas lado a lado na fábrica de Gravataí (RS): a segunda e atual, lançada em 2019; e a primeira, de 2012, que hoje é chamada de Joy. A situação se repete com o sedã Onix Plus: primeira geração do carro era chamada de Prisma e agora se chama Joy Plus.

2. Hyundai New Tucson, ix35 e Tucson (?)

O SUV médio da Hyundai chegou a ter três gerações ao mesmo tempo em nosso mercado durante uma época, mas agora vende só duas. Falamos, hoje, do "New" Tucson e do ix35 (que se chama, veja só, Tucson fora do nosso mercado).
A terceira geração citada foi o finado, adivinhe... Tucson, aquele carro feito no Brasil pela Caoa que era espaçoso e queridinho do consumidor brasileiro na década passada. O New Tucson atualmente é um carro de R$ 177.990 - já o ix35 custa a partir de R$ 135.990.

3. Suzuki Jimny Sierra e Jimny

A Suzuki é mais uma fabricante que decidiu trazer uma nova geração de um carro sem tirar de linha a anterior. Em 2019, a empresa passou a importar para nosso mercado a quarta geração do Jimny e para diferenciá-la da terceira, fabricada por aqui, adotou o sobrenome "Sierra" no novo modelo.
Até hoje a dupla de Jimnys convivem em nosso mercado - a geração mais antiga, nacional, custa a partir de R$ 107.990. Já o Jimny Sierra, que pode ter câmbio automático, parte de R$ 142.990.

4. Nissan Versa e V-Drive

A Nissan lançou no final do ano passado a nova geração do sedã compacto Versa em nosso país, importado do México, sem tirar de circulação o Versa que era feito em Resende (RJ), cidade onde fica a fábrica da empresa no Brasil. Para manter os dois carros no mercado, a empresa renomeou e "rebaixou" o antigo, que passou a se chamar V-Drive.
Desse jeito, o Versa passou a ser um carro mais luxuoso e equipado, capaz de encarar de frente as versões mais caras de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Honda City e Toyota Yaris Sedan, e o V-Drive ficou responsável por encarar os modelos mais baratos dessa categoria, como Chevrolet Joy Plus, Fiat Siena e Volkswagen Voyage, apesar de ser bem maior.

5. Mitsubishi L200 Triton Sport e L200 Triton Outdoor/Savana

A picape L200 é mais um dos carros do nosso mercado que tem duas gerações que convivem em harmonia. Falamos da mais recente, a L200 Triton Sport, que tem visual agressivo e mais próximo ao dos SUVs da empresa - como Pajero, Outlander e Eclipse Cross -, e da L200 Triton Outdoor ou Savana, que ainda carrega o design mais característico de uma geração para trás.
A mais recente é mais cara e custa de R$ 222.990 a R$ 267.990, de acordo com a versão. Já a mais antiga custa R$ 187.990 na versão GLX e R$ 203.990 na GLS, ambas com o pacote "Outdoor", e R$ 207.990 na configuração GLS com o pacote "Savana".

Comentários

Carregar mais