O mercado de sedãs médios diminuiu bastante no Brasil nos últimos anos, mas segue relativamente aquecido graças ao Toyota Corolla, um dos carros mais importantes da marca japonesa por aqui e em todo o mundo - e simplesmente o modelo mais vendido da história.
Devido a este sucesso, decidimos elencar quais são os sedãs médios mais rápidos do país, mas sem considerar modelos de marcas premium - como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Volvo etc. - justamente por estes serem naturalmente mais esportivos. Portanto entre os sedãs "nacionais" e "populares", quais são os mais rápidos de hoje em dia?
Naturalmente, o modelo que tem o motor mais forte seria o mais rápido. E entre os sedãs "populares" do nosso mercado (entenda "popular" como "carro de marcas tradicionais e não premium", não como "baratos"), o mais veloz é o Volkswagen Jetta em sua configuração esportiva, GLi, que usa motor 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgf.m de torque. Apesar de ser o mais veloz, também é o mais caro: R$ 167.150.
Com a presença do modelo Jetta na primeira posição, automaticamente vamos eliminar da disputa versões inferiores do carro (como a R-Line 250 TSI) que também têm motor turbo e poderiam entrar na lista, justamente para abrir espaço para veículos de outros fabricantes - uma vez que, em nossa classificação, o Jetta já ocupa a melhor colocação.
Motor: 2.0 turbo de injeção direta
Potência: 230 cv
Torque: 35,6 kgf.m
0 a 100 km/h: 6,8 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
O medalhista de prata entre nossos concorrentes é o Honda Civic, que garantiu a segunda colocação graças à versão Touring, topo de linha, turbinada. Com motor 1.5 turbo de injeção direta capaz de render até 173 cv e 22,4 kgf.m de torque, o modelo foi durante bom tempo o sedã médio mais rápido do Brasil (entre os carros de marcas tradicionais, e não premium), até a chegada do Jetta GLi, no ano passado.
Motor: 1.5 turbo de injeção direta
Potência: 173 cv
Torque: 22,4 kgf.m
0 a 100 km/h: 8,6 segundos
Velocidade máxima: 221 km/h
O sedã médio da GM é o terceiro colocado da nossa lista por também utilizar motor turbinado em sua concepção. O carro da Chevrolet é equipado com motor 1.4 turbo (quatro cilindros, com injeção direta de combustível) de até 153 cv e 24,5 kgf.m de torque. Mas se você está de olho nele, fique ligado: pode ser que a marca o aposente para trazer de volta ao mercado um velho conhecido: o sedã Monza.
Motor: 1.4 turbo de injeção direta
Potência: 153 cv
Torque: 24,5 kgf.m
0 a 100 km/h: 9 segundos
Velocidade máxima: 214 km/h
A versão que não é híbrida da nova geração do Corolla coloca o modelo da Toyota como quarto colocado na nossa lista - posição que antes era ocupada pelo recém-aposentado Citroën C4 Lounge. Equipado com motor 2.0 com injeção direta (o primeiro da seleção que não usa turbo), ele oferece até 177 cv e 21,4 kgf.m de torque e consegue bons números de aceleração e velocidade final.
Motor: 2.0 aspirado de injeção direta
Potência: 177 cv
Torque: 21,4 kgf.m
0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade máxima: 208 km/h
Com a aposentadoria de vários sedãs que entrariam nessa disputa por serem equipados com motor turbo, como Peugeot 408 e Citroën C4 Lounge, e de outros modelos tradicionais com propulsor aspirado, como o Ford Focus Fastback, a quinta colocação ficou para o recém-chegado Caoa Chery Arrizo6, que tem motor 1.5 turboflex de 150 cv e 21,4 kgf.m de torque e câmbio CVT.
Motor: 1.5 turbo
Potência: 150 cv
Torque: 21,4 kgf.m
0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h



Email enviado com sucesso!