A faixa dos carros elétricos mais baratos do Brasil tem um novo recordista de autonomia. Segundo os dados do PBEV, do Inmetro, o BYD Dolphin Plus é capaz de rodar até 330 quilômetros com uma carga de bateria.
Versão topo de linha do monovolume da marca chinesa, o Dolphin Plus tem motor dianteiro com 210 cv de potência e 31,7 kgf.m de torque, que é alimentado por uma bateria de 60,5 kWh.
Além do conjunto mecânico mais poderoso que o do Dolphin 'normal', o Plus é mais completo, com sistema de direção semi-autônomo ADAS nível 2 (como controle de velocidade adaptativo, corretor de faixa e frenagem automática de emergência) e teto solar panorâmico.
Com esse resultado, o Dolphin Plus supera por uma pequena margem o concorrente direto GWM Ora 03 GT, que tem motor de 171 cv e bateria de 63 kWh, que permite rodar até 319 quilômetros. Essa era, até então, a melhor marca entre os carros elétricos de entrada do mercado brasileiro.
Vale destacar que esses resultados são os obtidos com o padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro de medição, e são inferiores aos registrados sob o ciclo WLTP, mais comum lá fora, já que simulam uma rodagem mais próxima do uso no mundo real. Confira a seguir quais são os modelos com as maiores autonomias entre os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil.
1º - BYD Dolphin Plus: 330 quilômetros
2º - GWM Ora 03 GT: 319 quilômetros
3º - GWM Ora 03 Skin: 300 quilômetros
4º - BYD Dolphin: 291 quilômetros
5º - Peugeot e-2008: 234 quilômetros
6º - Fiat 500e: 227 quilômetros
7º - Seres 3: 209 quilômetros
8º - Caoa Chery iCar: 197 quilômetros
9º - Renault Kwid E-Tech: 181 quilômetros
10º - JAC E-JS1: 161 quilômetros