Vendas de carros elétricos crescem no mundo

Levantamento feito em 80 países mostra que foram mais de 3 milhões de veículos. Veja previsão para 2021

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Vendas de carros elétricos crescem no mundo
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Enquanto o mercado automotivo global sentiu a retração das vendas provocada pela pandemia do novo coronavírus, um segmento não conhece qualquer desempenho negativo. Em 2020, o número de carros elétricos vendidos chegou a 3,2 milhões de unidades, 43% a mais que o registrado em 2019.

O levantamento é da consultoria sueca EV-Volumes, que reuniu informações sobre vendas de carros elétricos em 80 mercados. E, segundo o estudo, pela primeira vez a Europa superou a China na comercialização de automóveis sem motor a combustão ou híbridos.

O mercado europeu anotou aproximadamente 1,4 milhão de unidades, crescimento de 137% em relação ao ano anterior. Nos países do continente, a média de queda na venda de veículos em geral foi de 20%. Só no Reino Unido, a participação das vendas de carros elétricos passou de 3% para 10%.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Na China, o crescimento nas vendas também foi significativo: 12%, com cerca de 1,3 milhão de emplacamentos. No gigante asiático, contudo, o market share dos eletrificados está em 5,5%. Nos EUA, foram 328 mil veículos - evolução tímida de apenas 4% -, mas um dado curioso: oito em cada 10 carros elétricos vendidos no país foram da... Tesla.

Para 2021, a consultoria EV-Volumes estima novo crescimento na comercialização de carros elétricos acima dos 40%. Isso significará 4,6 milhões de unidades eletrificadas emplacadas no mundo.

E os carros elétricos no Brasil?

No mercado brasileiro a participação dos carros elétricos dentro do setor automotivo ainda é tímida. Em 2020, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mix é de apenas 1%. Contudo, foi o melhor ano deste nicho de mercado.

Ao todo, foram 19.745 unidades, 66% a mais que em 2019. Isso em um mercado geral que caiu 22%, pela Fenabrave (autos + comerciais leves). Conforme WM1 noticiou, o carro elétrico mais vendido do país foi o Audi e-tron.

Assista ao nosso teste com o Audi e-tron

 

Comentários