O canal de notícias da Webmotors

Vendas diretas representam quase metade do mercado

Confira o ranking - bem diferente - dos automóveis e comerciais leves mais vendidos para empresas, PCDs e taxistas

por Fernando Miragaya

Um segmento que cresce significativamente dentro do mercado brasileiro de veículos é o de vendas diretas. Essa modalidade representou mais de 45% de todos os emplacamentos registrados em 2019, segundo dados da Fenabrave, a associação de concessionárias.
Entram nessa categoria de negociação as vendas para frotistas, locadoras, empresas, pessoas jurídicas, taxistas e também para PcDs. Para as companhias que compram carro nesta modalidade, os descontos são generosos e chegam - em média - a 30%.
Os carros mais vendidos de 2019 em cada segmento
Para analistas do mercado, quem perde são os fabricantes. Nas vendas diretas, a margem de lucro é bem menor, segundo consultores do setor. Tanto que tem marca que nem investe muito neste tipo de modalidade.

Mercado paralelo

O certo é que essa categoria se tornou um mercado paralelo e, até certo ponto, diferente do varejo. Apesar de o Chevrolet Onix se manter como veículo mais emplacado do país mesmo nas vendas diretas, outros carros vendem bem mais nessa modalidade e quase nada no varejo.

O caso da Fiat Strada é o mais emblemático. Picape mais vendida do país há 18 anos, das 76.223 unidades licenciadas em 2019, 72.628 foram de vendas diretas. Ou seja, 95% do que o modelo comercializa no país são para frotistas, locadoras ou PCDs.
Entre os automóveis, as posições atrás do Onix mudam consideravelmente nas vendas diretas. O Volkswagen Gol é o segundo mais emplacado nesta modalidade, com 54.426 (66% do total vendido). Na terceira posição vem o Jeep Renegade, com 49.524 (72%).

Confira os 10 automóveis mais emplacados na venda direta em 2019

Confira os 10 comerciais leves mais emplacados na venda direta em 2019

Veja as marcas que mais venderam em 2019
Veja quais são os SUVs mais vendidos do Brasil

Comentários

Carregar mais