O Brasil possui atualmente 16.880 pontos de recarga públicos e semipúblicos de carro elétrico, segundo levantamento da Tupi Mobilidade em parceria com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
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Desde fevereiro de 2025, quando havia 14.827 pontos, a rede cresceu 14%. O destaque vai para os carregadores rápidos (DC), que passaram de 2.430 para 3.855 em apenas seis meses, um aumento de 59%, enquanto os carregadores lentos (AC) avançaram de 12.397 para 13.025, crescimento de 5%.
Para o diretor de Comunicação da ABVE, e fundador da Tupi Mobilidade, Davi Bertoncello, o avanço dos carregadores rápidos confirma uma tendência clara:
“A queda de custos dos equipamentos e a crescente demanda dos usuários por recargas de longa distância levaram os operadores a priorizarem investimentos em DC. Em poucos anos, o que era considerado um gargalo passou a ser o vetor de maior expansão”.
A frota de carro elétrico e a demanda por recarga
A frota plug-in do Brasil, que reúne BEVs e PHEVs, soma 302.225 veículos entre 2022 e agosto de 2025. Deste total, 44,5% são 100% elétricos (BEV), totalmente dependentes dos eletropostos, enquanto 55,5% são híbridos plug-in (PHEV), que podem rodar parcialmente com motor a combustão.
Atualmente, há uma média de 18 veículos por ponto de recarga, mostrando que a expansão da infraestrutura acompanha o crescimento da frota elétrica no país.
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Expansão regional da infraestrutura de carro elétrico
Hoje, 1.499 municípios brasileiros contam com eletropostos públicos ou semipúblicos, aumento de 10% em relação a fevereiro (1.363). O crescimento é desigual entre as regiões, mas mostra avanço consistente:
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Norte: passou de 47 para 62 municípios com pontos de recarga e 254 para 412 eletropostos (+62,2%), mostrando forte aceleração em áreas antes pouco atendidas.
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Nordeste: chegou a 395 municípios, com expansão de 615 novos pontos (+25,8%), fortalecendo polos turísticos e logísticos.
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Sudeste: maior rede instalada, com 542 municípios e 8.035 pontos, mantendo liderança nacional.
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Sul: crescimento mais moderado, com 375 municípios e 3.797 pontos (+10,2%).
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Centro-Oeste: expansão puxada por Goiás e Distrito Federal, com crescimento de 24,4% nos pontos de recarga.
Essa expansão combina fortalecimento da rede existente com crescimento territorial, tornando as viagens de longa distância mais viáveis.
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Carregadores rápidos: a chave para viagens longas
Do total de eletropostos, 23% (3.855 pontos) são rápidos (DC) e 77% (13.025) são lentos (AC). O crescimento dos DC mostra que o mercado já prioriza viagens de longa distância.
Davi Bertoncello comenta:
“O crescimento de 59% nos carregadores rápidos em seis meses mostra que o mercado já escolheu acelerar. Hoje, um operador de rede faz dez vezes mais com o mesmo investimento de cinco anos atrás. O desafio agora está nos carregadores lentos (AC), travados pela instabilidade regulatória e pela longa espera da nova norma da Ligabom sobre segurança nas operações de recarga em edifícios residenciais e comerciais”.
Conclusão: dá para viajar de carro elétrico?
O avanço da infraestrutura, especialmente dos carregadores rápidos, mostra que viajar de carro elétrico pelo Brasil está cada vez mais viável. Ainda assim, trajetos longos exigem planejamento, considerando a localização dos eletropostos e a autonomia do veículo, garantindo uma experiência segura e tranquila.
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