Nissan toma decisão sobre SUV elétrico no Brasil

Unidades do Nissan Ariya foram emplacadas e impulsionaram especulações sobre o lançamento do SUV elétrico no país

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nissan toma decisão sobre SUV elétrico no Brasil
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Nissan Ariya chamou a atenção em agosto no mercado brasileiro simplesmente pelo fato de 23 unidades do SUV 100% elétrico terem sido emplacadas em nosso mercado, como informou o WM1 na semana passada. A informação, inevitavelmente, provocou inúmeras especulações sobre o possível lançamento do Nissan Ariya ainda este ano.

Para tentar entender o que está por trás desses emplacamentos, a equipe de reportagem do WM1 entrou em contato com algumas fontes ligadas ao mercado para compreender quais são as reais intenções da marca japonesa. E descobriu que, neste primeiro momento, a ideia é usar o Nissan Ariya para apresentar as tecnologias de eletrificação que a marca tem à disposição.

A estratégia faz todo sentido, já que, atualmente, os carros vendidos pela Nissan no Brasil são todos a combustão - e muitos de seus concorrentes diretos já têm modelos híbridos e elétricos à venda no mercado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Nissan Ariya: primeiras unidades serão apenas para mostrar tecnologias da marca.
Crédito: Divulgação
toggle button

Nissan Ariya para pesquisa de mercado

O Nissan Ariya já foi cogitado no mercado brasileiro por executivos da marca em outubro de 2023. O assunto, no entanto, perdeu força, especialmente por conta da nova geração do Nissan. Agora, com essas 23 unidades, o que podemos esperar é que a marca tente reaquecer o SUV no mercado brasileiro. Portanto, clínicas com o veículo, para entender a aceitação do consumidor brasileiro, poderão acontecer.

    Há alguns anos, a Volkswagen fez exatamente esse movimento com o ID.4. Algumas unidades do SUV elétrico foram importadas, e a marca alemã abertamente informou que a ideia era fazer pesquisas para entender a viabilidade de comercializá-lo no Brasil.

    Por isso, não podemos descartar, de forma alguma, a comercialização do Nissan Ariya no Brasil. Caso não aconteça neste ano — como não deve ser —, em 2026 a possibilidade existe. E dois pontos nos fazem acreditar na chegada do SUV elétrico ao nosso mercado.

    Aproveite:

      O modelo poderá ser vendido no Brasil futuramente, apesar de a Nissan não comentar
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      O primeiro deles é que, sim, a Nissan tem espaço para um modelo como o Nissan Ariya. Trazendo lotes com poucas unidades e a um preço competitivo, o carro se torna um produto viável. E vale lembrar que veículos como este SUV 100% elétrico não têm a intenção de gerar grandes volumes de venda.

      Outro ponto importante é que as marcas que trazem um carro com a desculpa de estarem apenas "fazendo clínicas", "realizando estudos" ou mesmo para "demonstrar tecnologias", normalmente anunciam a venda do modelo no Brasil, mesmo que em lotes pequenos ou séries limitadas. Por isso, a aposta é que, sim, o Nissan Ariya será vendido no Brasil futuramente.

      Nissan Ariya deve chegar depois do substituto do Kicks Play

      Outro ponto importante dentro da estratégia da Nissan para o Brasil é que um SUV abaixo do novo Kicks, para substituir o Kicks Play, está em fase de testes no país. O modelo, que já foi flagrado completamente camuflado rodando por algumas rodovias, será responsável por dar volume não apenas à produção da fábrica em Resende (RJ), mas também por escalar vendas no mercado brasileiro e na própria América Latina.

        Vídeo relacionado

         

        Tags:Nissan
        Comentários