- R$ 101.990 é o preço do modelo que lidera a lista dos SUVs mais baratos do Brasil em dezembro de 2025;
- Modelos de Fiat, Citroën, Volkswagen, Renault e Nissan e estão no ranking dos SUVs mais baratos do Brasil;
- O mais novo integrante é o Nissan Kait, revelado mundialmente nesta semana na cidade de São Paulo;
O Nissan Kait estreia com uma boa novidade para quem busca um SUV de entrada zero-quilômetro: está entre as cinco opções mais baratas disponíveis no mercado brasileiro.
Mas quais são os diferenciais competitivos do Kait? E quais são os outros modelos dessa relação de utilitários esportivos compactos e acessíveis? Confira a seguir.
Apesar do nome Nissan Kait, esse SUV é - basicamente - uma reestilização extensa do nosso conhecido Kicks Play. Dependendo do que você espera, isso pode ser uma boa notícia.
Justamente por conta da sua origem, o Kait é maior que boa parte dos concorrentes. Além disso, é equipado com o mesmo motor 1.6 aspirado de 113 cv de potência do Kicks Play, que é robusto e barato de manter.
Na versão de entrada Active, sai de fábrica com faróis de LED com acendimento automático, câmbio automático CVT, rodas de liga leve de 17 polegadas, chave presencial, ar-condicionado, seis airbags, multimídia com tela de oito polegadas e controlador automático de velocidade.
A versão mais acessível do Renault Kardian é a Evolution manual, na qual o motor 1.0 turbo e 125 cv de potência é combinado com uma transmissão manual de seis marchas.
Com 4,12 metros de comprimento, está entre as menores opções de SUV do mercado brasileiro. Por outro lado, agrada pelo bom comportamento dinâmico e pelo bom desempenho.
A lista de equipamentos também é boa para um SUV de entrada. Inclui itens como ar-condicionado automático, seis airbags, faróis de LED, painel digital, multimídia de oito polegadas e controlador automático de velocidade.
Por R$ 105.890, o Volkswagen Tera está disponível na versão MPI, com motor 1.0 aspirado de 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas.
Com porte mais próximo ao dos hatches compactos que ao dos SUVs "puros", o Tera é uma opção mais interessante para quem está em busca de um automóvel de uso urbano.
O ponto alto do modelo é a lista de equipamentos. É o único dos cinco SUVs de entrada do mercado com frenagem automática de emergência. Item que se soma a seis airbags, ar-condicionado, painel digital e multimídia com tela de 10,1 polegadas na lista de itens de fábrica.
Veja também
O Citroën Basalt está entre os metros quadrados automotivos mais baratos do mercado. Afinal, por pouco mais de R$ 100 mil na versão de entrada Feel 1.0, você leva um carro com bom espaço no banco traseiro e um porta-malas enorme, com 490 litros de capacidade.
Mas para isso é preciso aceitar o motor 1.0 aspirado de 75 cv de potência e o câmbio manual de cinco marchas. Esse conjunto vai bem no uso urbano, mas sofre bastante no uso rodoviário.
Na lista de equipamentos, tem o kit dignidade: ar-condicionado, painel digital, multimídia com tela de dez polegadas e vidros, travas e retrovisores elétricos. Mas fica devendo os airbags de cortina.
O conjunto mecânico é o principal destaque do Fiat Pulse (líder da lista dos SUVs mais baratos do Brasil) na versão de entrada Drive 1.3. Combinado com um câmbio manual de cinco marchas, o propulsor de 107 cv de potência permite ao SUV compacto ter consideravelmente mais fôlego que os concorrentes 1.0.
Outro ponto positivo do modelo é a lista de equipamentos de conforto, que surpreende com ar-condicionado automático, faróis de LED e controlador automático de velocidade de cruzeiro. Mas não inclui os airbags de cortina.
Assim como Tera e Kardian, o espaço disponível na cabine aproxima o SUV da Fiat mais dos hatches que dos utilitários esportivos maiores. Mas o porta-malas tem bons 370 litros de capacidade.
Veja também



Email enviado com sucesso!