- Nissan Kait chegará para ocupar o posto de SUV de entrada da marca, que hoje é ocupado pelo Nissan Kicks Play;
- Nissan Kait será rival direto de Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Honda WR-V, Renault Kardian e, futuramente Chevrolet Sonic;
- No mesmo evento, a Nissan confirmou a chegada do X-Trail, que terá sistema híbrido de propulsão
A Nissan realizou na noite desta terça-feira (2), em São Paulo (SP), um evento para abrir sua nova fase de produtos no mercado brasileiro, com dois modelos estratégicos: o inédito Kait, SUV compacto desenvolvido para ser feito no lugar do Kicks Play em Resende (RJ); e a nova geração do X-Trail, que finalmente desembarca por aqui com a estreia do sistema híbrido e-Power.
As duas novidades revelam o plano da marca de ampliar presença em diferentes faixas do segmento de utilitários, hoje o mais disputado do país e um dos que mais cresce em todo o mundo.

O Kait será substituto do Kicks Play (a antiga geração do Kicks que ainda era vendida) e o carro responsável por ocupar o espaço de SUV compacto mais acessível na gama da Nissan.
Portanto, vai brigar com modelos da mesma faixa de preço de um pedaço do segmento de SUVs que vem surgindo nos últimos anos, e que hoje tem modelos como Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Honda WR-V e Renault Kardian — e que futuramente ainda terá o Chevrolet Sonic.
Construído sobre a base do atual Kicks Play, o modelo tem dimensões que o posicionam em um patamar intermediário entre os subcompactos e os compactos, que são ligeiramente maiores.
O Kait tem 4,30 metros de comprimento, 2,62 metros de entre-eixos e porta-malas de 432 litros — praticamente as mesmas dimensões do Kicks Play.
A marca também afirmou no evento que o foco do Kait está no espaço interno, na praticidade e na adequação ao uso urbano, buscando atender consumidores que priorizam conforto e querem preço competitivo.
Veja também
Visualmente, o Kait adota a nova identidade de design global da Nissan, com faróis bipartidos, assinatura de LED e traseira com nome destacado no centro da tampa.
Por dentro, deverá seguir a filosofia da marca de entregar um pacote completo de equipamentos desde as versões de entrada, como ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, rodas de liga leve e pacote de segurança com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, fixação Isofix e seis airbags — saberemos exatamente amanhã.
O SUV começa a ser vendido ainda este ano no Brasil, com os preços oficiais sendo divulgados nesta quarta pela marca.
Como já antecipado em apurações anteriores, a faixa de valor deve ficar próxima de outros compactos do segmento.
Além do mercado brasileiro, o Kait será exportado para mais de 20 países da América Latina, incluindo o México.
A operação faz parte do ciclo de investimentos da Nissan no Brasil, que atualizou a fábrica de Resende para ampliar sua capacidade e preparar a estratégia da marca para atuar em mais mercados com um produto mais regionalizado.
Enquanto o Kait reforça a base do portfólio, o X-Trail volta ao Brasil com foco em tecnologia e eletrificação.
O SUV médio, que já circula em testes no país, será o responsável por estrear o sistema híbrido e-Power na América Latina, uma tecnologia que combina um motor elétrico responsável pela tração com um motor a combustão que atua exclusivamente como gerador de energia.
A solução promete entregar a experiência de condução de um carro elétrico — com silêncio, suavidade e respostas imediatas — sem a necessidade de recarga externa, funcionando na prática como um híbrido.
O X-Trail está previsto para chegar no segundo semestre de 2026, provavelmente importado do México.
Com isso, a Nissan prepara um posicionamento para fazer seu produto disputar diretamente com SUVs médios híbridos já estabelecidos no mercado, oferecendo interior tecnológico, pacote avançado de assistência ao motorista e proposta de eficiência para quem busca eletrificação sem dependência de infraestrutura de carregamento.
Com o duplo lançamento, a Nissan consolida uma estratégia clara para os próximos anos: fortalecer sua presença no maior segmento do mercado nacional com um produto nacional competitivo e, ao mesmo tempo, avançar na agenda de eletrificação com um modelo híbrido de conceito distinto dos concorrentes.
O Kait mira volume e exportação; o X-Trail, tecnologia e nova posição de marca. A combinação deve aumentar o alcance da Nissan entre perfis de consumidores diferentes, do comprador de primeiro SUV ao público que busca um modelo maior e mais sofisticado.
Vídeo relacionado



Email enviado com sucesso!