Volkswagen amplia acervo da Garagem VW

Nova ala da Garagem VW exibe Golf de corrida, Kombi Série Prata, Saveiro Rocket e mais modelos raros

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen amplia acervo da Garagem VW
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar uma nova ala da Garagem VW -  o espaço dedicado à preservação dos principais modelos da história da marca. Com mais 400 m², o novo anexo fica dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e já está aberto ao público por meio do Programa de Visitas VW.

A grande novidade é a chegada de 13 veículos inéditos no acervo, incluindo protótipos, séries especiais e modelos que fizeram história nas pistas, nas ruas e até em exposições internacionais.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A Saveiro Rocket foi um conceito criado para o Salão de São Paulo de 2010
Crédito: Nicole Santana/WM1
toggle button

Clássicos e protótipos: os destaques da nova fase da Garagem VW

Entre as novidades, há modelos que mostram o lado mais experimental e criativo da Volkswagen ao longo das décadas:

  • Golf GTI Competição (1999): desenvolvido por engenheiros da fábrica, o carro tem preparação de pista, gaiola interna e visual exclusivo, revelando o potencial esportivo da plataforma
  • Gol Endurance (2002): versão de resistência criada para quebrar um recorde mundial em Interlagos. Rodou mais de 25 mil quilômetros ininterruptamente, num revezamento que durou 15 dias
  • Saveiro Rocket (2010): conceito com motor 1.4 TSI, que foi exibido no Salão do Automóvel de 2010. Tem rodas exclusivas e carroceria rebaixada
  • Kombi Série Prata (2005): uma das últimas Kombis com motor a ar produzidas no mundo
  • Kombi Edição 50 anos (2007): exemplar número 00 da série comemorativa de 50 unidades — um verdadeiro item de colecionador
  • Brasília 1974: o modelo passou mais de 10 anos em exposição na Alemanha, representando o design brasileiro no museu da própria marca
  • Esse Gol de 2002 quebrou um recorde mundial, ao rodar 25.000 quilômetros em 15 dias
    Crédito: Nicole Santana/WM1
    toggle button

    Polo: de clássico europeu a carro mais vendido do Brasil

    Outro protagonista da nova fase é o Volkswagen Polo, que completa 50 anos em 2025. Para celebrar, a Garagem VW agora exibe uma linha do tempo com algumas das versões mais marcantes do modelo no Brasil:

    • Polo 2002: o primeiro Polo fabricado no país
    • Polo GTI 2006: esportivo nacional com motor 1.8 turbo
    • Polo GTS conceito (2018): que antecipou a volta do GTS à linha
    • Polo GTS 2024: atual topo de linha, com motor 1.4 TSI e apelo esportivo
    • A homenagem chega em um momento especial: o Polo foi o carro de passeio mais vendido do Brasil no primeiro semestre de 2025, com mais de 70 mil unidades comercializadas.

      Um exemplar do Polo na cor Amarelo Kurkuma, criada especificamente para o lançamento do modelo, em 2017
      Crédito: Nicole Santana/WM1
      toggle button

      Visita gratuita inclui tour pela fábrica da Anchieta

      A Garagem Volkswagen está aberta para visitação por meio do Programa de Visitas VW, que leva os visitantes a um tour guiado de cerca de 2h30 pela fábrica da Anchieta.

      O roteiro passa por áreas como Estamparia, Montagem e Armação — além do espaço de exposição com os carros históricos. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo site oficial da Volkswagen.

      O Golf GTI Competição, de 1999, tem preparação de pista, gaiola interna e visual exclusivo
      Crédito: Nicole Santana/WM1
      toggle button

      Veja também

        Comentários
        Wid badge