O canal de notícias da Webmotors

Volkswagen apresenta concessionária digital

Com muita tecnologia, Volkswagen oferece todas as informações de seus modelos aos seus clientes para fechar negócio

por Marcelo Monegato

A tecnologia está transformando os métodos tradicionais de comprar e vender um carro. Apoiada em recursos de última geração, a Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (4), em São Paulo (SP), o que chama de concessionária digital.
O objetivo é simples: disponibilizar o máximo de informações sobre seus veículos e utilizando um software extremamente avançado, uma tela de 55 polegadas de altíssima definição e até mesmo óculos de realidade virtual, oferecer a melhor experiência para o cliente que pretende comprar um Volkswagen zero-quilômetro.

Com estes recursos, o potencial comprador pode escolher o modelo, ver qual das versões cabe melhor no seu bolso, optar por alguns acessórios, ver qual cor lhe agrada mais e ali mesmo gerar um lead e fechar negócio.
O sistema também ajuda o indeciso a encontrar o carro que melhor irá atender suas necessidades. Basta escolher o valor que pretende investir, definir as prioridades – como desempenho, tecnologia, espaço interno, entre outros –  e automaticamente um dos modelos da Volks será sugerido. Tudo muito rápido.
Os recursos da concessionária digital também prometem interferir diretamente no tamanho das concessionárias atuais, que contam com showroons enormes e cheios de modelos. Com a digitalização, os pontos de venda poderão ser mais enxutos – com cerca de 90 m² apenas –, pois com este recurso, o cliente poderá ter acesso a todos os modelos, todas as versões e todos os acessórios disponíveis. Tudo muito simples e rápido.

Com este novo patamar tecnológico, a Volks também diversifica a forma de atendimento a alguns grupos de clientes, como os de frotas corporativas. Com um tablete nas mãos e um VR, um vendedor pode, em uma reunião de poucas horas, mostrar aos executivos todos os modelos, seus diferenciais e concluir as vendas com mais agilidade.
O projeto piloto foi lançado em dez concessionárias da marca no Brasil – entre elas a Caraigá –, mas ainda no primeiro trimestre os recursos digitais serão expandidos para outras lojas da VW na América Latina. “E até o final de 2019 cerca de 100 pontos de vendas da marca só no Brasil já deverão contar com essa tecnologia”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Comentários

Carregar mais