O canal de notícias da Webmotors

Volkswagen Fusca pode voltar como modelo elétrico

Modelo faria parte da linha "emocional" da linha Volkswagen

por Redação WM1

A Volkswagen havia decretado em 2017 o fim do Fusca. O modelo saiu de linha no Brasil e não havia planos para uma nova geração. No entanto, com o rápido avanço dos carros elétricos, uma nova geração, dessa vez elétrica, voltou à pauta na empresa alemã. A informação foi revelada pelo site Autocar
O modelo se distanciaria do seu estilo de carroceria de duas portas, sendo vendido somente com quatro portas, mas remetendo ao passado ao utilizar tração traseira, como no Fusca Type 1 de 1945. O novo Fusca seria baseado na plataforma modular de veículos elétricos da Volkswagen, a MEB, que será utilizado em toda a linha de modelos elétricos que a marca pretende lançar.

Apesar da não continuação do Fusca diretamente, o chefe da marca, Herbert Diess, se diz ansioso para contar com mais carros "emocionais" na linha Volkswagen. Nesse cenário, o Fusca é um forte candidato. Mas o primeiro modelo considerado emocional será a "Kombi elétrica". Batizado de ID Buzz, o conceito foi inspirado na clássica van da Volkswagen. Além desses, haverá outro hatchback e SUVs elétricos.
O chefe de design da VW, Klaus Bischoff, disse que a empresa deve se concentrar em produzir os carros elétricos mais vendidos antes de tomar uma decisão sobre um Fusca e outros modelos: “Nosso dever é fazer com que os modelos de volume estejam em andamento. Esses carros têm uma tecnologia super complicada e, se você faz muito, gera uma sobrecarga”.
Bischoff também declarou que a forma icônica deverá ser mantida, ou seja, um cupê, mas dessa vez com maior espaço entre-eixos, tendo em vista que a menor distância da plataforma elétrica é no ID hatchback, que é maior que no Fusca vendido atualmente. O que, segundo o executivo, pode tornar o modelo mais atraente. O fato de que a primeira e a segunda tentativas de um "novo" Fusca falharam força a Volkswagen a realizar uma pausa, mas a tração traseira e o foco em elétricos pode dar uma nova chance ao modelo.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas