O mercado de eletrificados está em constante crescimento no Brasil e no mundo. E uma das estratégias usadas por diversas marcas é lançar modelos já conhecidos do público, mas com motor zero emissão de carbono. E foi assim que nasceu o Polo elétrico, versão do hatch que acaba de ser confirmada pela montadora.
O Volkswagen Polo, um dos hatches mais vendidos do Brasil e do mundo, entra em uma nova fase. Em 2025, lidera as vendas no Brasil, com 83.061 unidades emplacadas entre janeiro e agosto, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No resto do mundo, ainda é uma referência de popularidade da marca.
Agora, a marca anuncia que o modelo ganhará uma versão 100% elétrica, chamada ID. Polo. Será integrada à família ID., bem conhecida lá fora e dedicada à mobilidade elétrica da montadora alemã.
Lançado na Europa em 1975, o hatch se consolidou ao longo de décadas como um modelo confiável, econômico e versátil, capaz de atender tanto consumidores urbanos quanto famílias pequenas. Agora, com o Polo elétrico, a Volkswagen busca unir esse histórico de sucesso à tendência global de eletrificação.
O ID. Polo deriva do conceito ID. 2all e será o primeiro modelo dentro da estratégia da Volkswagen de migrar nomes consagrados para a linha elétrica.
Veja também: Os 50 carros mais vendidos do ano até agora
Segundo a marca, todos os veículos a combustão manterão suas denominações originais, enquanto modelos como o Polo passarão a integrar a família ID., facilitando a identificação dos clientes entre versões elétricas e convencionais.
Além do ID. Polo, a Volkswagen planeja lançar o ID. Polo GTI, outra versão elétrica do modelo - mas com apelo esportivo, que promete trazer a mesma dinâmica característica do GTI tradicional.
Ambos farão sua primeira aparição pública mundial no Salão de Munique (IAA Mobility), entre 8 e 14 de setembro. Mas ainda estarão camuflados.
Em design e experiência a bordo, os veículos da linha ID. já mostraram avanços consistentes, com cockpit que combina comandos digitais e físicos, materiais de alta qualidade e atenção ao conforto.
A expectativa é de que esses conceitos se mantenham no Polo elétrico. Desta forma, o carro deverá proporcionar a motorista e passageiros uma experiência moderna sem perder a praticidade que consagrou o hatch.
Outro modelo que reforça a expansão da VW rumo à eletrificação é o ID. Cross, versão elétrica do T‑Cross europeu, que está prevista para o final de 2026. Esses lançamentos mostram que a marca foca em veículos compactos e urbanos elétricos para ter alternativas acessíveis dentro da mobilidade elétrica, ao mesmo tempo em que atende aos consumidores que já conhecem e confiam em seus modelos.
Lançada em 2018, a linha ID. representa toda a gama de veículos 100% elétricos da Volkswagen. O primeiro modelo foi o ID.3, e logo vieram outros, identificados por números de acordo com o segmento. O maior deles é o ID.7, líder de mercado na Alemanha e em toda a Europa.
Com o Polo elétrico, a Volkswagen amplia sua presença no segmento de compactos urbanos elétricos, apostando em uma opção que combina reconhecimento de marca e inovação sustentável.
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:POLO