Enquanto a Volkswagen tenta a sorte nas famosas montanhas de Pikes Peak, outra divisão da empresa trabalha na busca do recorde de velocidade no tradicional deserto de sal em Bonneville, no estado norte-americano de Utah. Para a tentativa que acontece no mês de agosto a marca escolheu e modificou a nova geração do sedã Jetta. A versão é a topo de linha GLi, com o motor EA888 ou o quatro cilindros 2.0 TSi com injeção direta. A THR Manufacturing, firma californiana responsável pelas mexidas, não entrou em detalhes e nem divulgou a potência, mas a VW espera que o três volumes atinja a velocidade máxima de 333,5 km/h – atual recorde da categoria em que o Jetta participa.
Além do motor, a carroceria foi modificada para gerar um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,27, rodas e pneus são específicos para encarar o sal, novo kit de suspensão e há também o diferencial de escorregamento limitado. O interior foi totalmente removido e lá instalado a gaiola de proteção, assento de corrida e um sistema contra incêndio. Para ajudar na frenagem, o Jetta tem um par de para-quedas na traseira.