O Volkswagen Tera precisou de pouco mais de quatro meses para confirmar as previsões de que seria um sucesso de vendas no mercado brasileiro. Com 2.353 emplacamentos nos 11 primeiros dias de setembro, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV de entrada da marca alemã já causa estragos na concorrência — e, especialmente, dentro de casa.
Entre os rivais, o impacto mais evidente nos primeiros dias do mês foi sobre o Fiat Pulse. Arquirrival direto do Volkswagen Tera, o utilitário esportivo da marca italiana conseguiu se manter à frente nas vendas nos últimos meses, estabelecendo recordes "pessoais" de emplacamentos, a partir de uma política arrojada de preços. Agora, no entanto, parece que o fôlego acabou — pelo menos momentaneamente — e os emplacamentos em setembro estão em 1.430 exemplares, uma diferença de 923 unidades para o modelo da Volkswagen.
Os outros dois adversários diretos do Volkswagen Tera, Renault Kardian e Citroën Basalt, não acompanham o ritmo de emplacamentos do SUV da fabricante alemã desde os primeiros meses. Agora, em setembro, por exemplo, o Kardian acumula 550 SUVs comercializados e o Basalt, 440.
Quando lançado, o Volkswagen Tera acabou, indiretamente, ajudando a alavancar as vendas do Volkswagen Nivus. Ainda sem um grande volume de unidades e com uma fila de espera de mais de 30 dias (segundo informações de concessionários consultados pelo WM1 na época), o Volkswagen Tera era deixado de lado pelos clientes, que preferiam sair da concessionária com um Nivus Sense ou mesmo Comfortline, disponíveis para pronta entrega.
O cenário inicial, entretanto, mudou. Com a produção acelerada, a fila de espera do Volkswagen Tera diminuiu e mais unidades passaram a ser entregues. Resultado: o Nivus, que antes se aproveitava da ausência do "irmãozinho" nas lojas, passou a ter que brigar pelos clientes. Hoje, o Nivus acumula 1.724 emplacamentos — o que não deixa de ser um bom número, mas, pela primeira vez, figura atrás do Volkswagen Tera no ranking mensal.
Aproveite:
O Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil em 2024 e, agora, em 2025, caminha a passos largos para conquistar o bicampeonato da categoria. Com bons números em vendas diretas e também no varejo, acaba não dando muitas chances para seus adversários mais fortes: Hyundai Creta, Honda HR-V e Toyota Corolla Cross.
No entanto, a ameaça ao reinado pode estar dentro de casa. Com 2.431 unidades vendidas em setembro até o momento, o T-Cross está somente 78 SUVs à frente do Volkswagen Tera — uma diferença extremamente baixa em um segmento que tem grandes volumes de emplacamentos todos os meses.
Apenas como forma de curiosidade: em julho, o T-Cross cravou 9.022 unidades emplacadas contra 3.244 do Tera — uma diferença de 5.778 veículos. Em agosto, o cenário mudou bastante, com o T-Cross emplacando 7.702, frente a 4.157 do Tera — um "gap" de 3.545 exemplares.
Diante destes números que estão mudando mês a mês, alguém duvida que o Volkswagen Tera pode ultrapassar o T-Cross e ser o SUV mais vendido do Brasil em setembro?
Vídeo relacionado



Email enviado com sucesso!