Volkswagen terá plataforma única a partir de 2026

Marca anunciou que nova arquitetura será utilizada em todas os carros do grupo, seja elétricos ou a combustão

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen terá plataforma única a partir de 2026
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen anunciou, na última terça-feira (13), a sua estratégia global de veículos eletrificados, que representarão metade de suas vendas em todo o mundo até 2030. Com uma projeção de aumentar a sua margem de lucro a partir de 2025, a empresa apostará, entre outras soluções, em uma única plataforma para os seus novos modelos.

Denominada pela sigla SSP (Scalable Systems Platform), a nova arquitetura será lançada em 2026 como substituta das atuais MEB e PPE, dedicadas a veículos eletrificados. Essa arquitetura também será adotada nos futuros modelos a combustão no lugar das plataformas MQB, MMB, MSB e MLB usadas atualmente.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Segundo Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, todas as marcas da empresa serão contempladas com a mudança. “A plataforma SSP servirá como uma arquitetura unificada em todo o nosso portfólio de produtos.”

Nova plataforma permitirá o compartilhamento de tecnologias entre as marcas do Grupo Volkswagen
Nova plataforma permitirá o compartilhamento de tecnologias entre as marcas do grupo
Crédito: Divulgação
toggle button

O executivo ainda detalhou que a nova arquitetura será capaz de ser utilizada em diferentes segmentos, e poderá ser aplicada em veículos de 85 kW a 850 kW de potência. Ou seja, a plataforma SSP poderá ser utilizada em Volkswagen Polo ou em supercarros das marcas Audi, Lamborghini e Porsche (com as devidas modificações).

O Grupo Volkswagen projeta construir cerca de 40 milhões de veículos eletrificados durante o ciclo da nova plataforma. A fabricante espera parar de produzir modelos a combustão até 2040.

Além da estratégia de veículos eletrificados, o Grupo Volkswagen tornará a Audi responsável pelas marcas Bentley, Ducati e Lamborghini, enquanto a Volkswagen Veículos Comerciais continuará a sua parceria de compartilhamento de tecnologias com a Ford, o que inclui o desenvolvimento da nova geração da picape Amarok a partir da Ranger 2022.

Comentários